Simpósio Mariológico Ecumênico aprofundou o tema " Maria em Lutero", em Curitiba

Igreja
12·Setembro·2017

Dias 01 a 03 de setembro, com apoio do Instituto Ciência e Fé, na PUC do Paraná, aconteceu o Simpósio Mariológico Ecumênico com o  tema “Maria em Lutero”, em Curitiba (PA), no Instituo Salette.

De acordo com o padre Marcus Barbosa, assessor da Comissão na CNBB, a abordagem proposta foi uma excelente oportunidade para se viver uma experiência de fraternidade e aprofundamento teológico que proporcione um avanço na caminhada conjunta que é vontade de Deus. “Somos chamados a dar o nosso testemunho de unidade. Este testemunho conjunto que vivemos nesse Simpósio é um belo sinal para nossas Igrejas e para a sociedade”, disse.

Grupo Regional para o Ecumenismo 

Antes do simpósio, ocorreu dia 31 de agosto, no mesmo local, a reunião do Grupo Regional para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (Gredire) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a presença de padres e agentes de ecumenismo e dos bispos referenciais da Comissão Episcopal de Ecumenismo e Diálogo Inter Religioso da CNBB, dom Francisco Biasin, dom Emanuel João Francisco e dom Zanoni Demettino Castro.

Os participantes partilharam os desafios da realidade e dos regionais de ecumenismo e diálogo inter-religioso no Brasil e as ações já realizadas no ano de 2017, com destaque aos momentos que envolvem a Celebração conjunta aos 500 anos da Reforma Protestante.

Além disso, discutiu-se sobre recomendações pastorais às mídias e aos meios de comunicação católicos, atendo à solicitação da Comissão de Comunicação da CNBB. Ainda se avaliou o trabalho das comissões bilaterais de diálogo: Católico- Presbiteriana Unida, Católico-Anglicano, Católico-Luterano, Católico-Judaico e Católico-Candomblé.

 

Fonte CNBB