Encontro Diocesano da Pascom

11·Junho·2018

No próximo dia 16/06 será realizado o Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Barra do Piraí ? Volta Redonda, às 13h30, igreja São Sebastião, na Sessenta, em Volta Redonda. Com o tema: ?A verdade vos tornará livres ?fakenews e jornalismo de paz?, o encontro pretende aprofundar a reflexão sobre a mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado sempre no dia da Ascenção do Senhor, neste ano em 13/05.

Será um momento voltado para todos os agentes da Pastoral da Comunicação da diocese, porém as vagas são limitadas. O investimento tem o valor simbólico de R$15,00 por pessoa. Para fazer a inscrição, é preciso preencher os dados no

link:  https://goo.gl/forms/UCY0XyOzE7WG9b8H3

52º Dia Nacional das Comunicações

Na mensagem deste ano, o papa Francisco convida a refletir sobre como os meios de comunicação formais e informais, como as redes sociais, agem como instrumentos de mentira, fofoca e divisão. A reflexão é voltada para profissionais de comunicação ? especialmente os jornalistas - agentes da Pascom e todos os indivíduos que de alguma forma compartilham informações.

Diante do fenômeno das notícias falsas, o Santo Padre recorda a responsabilidade de quem produz, quanto de quem recebe tais informações. O papa fala sobre o jornalismo de paz, aquele que é ?feito por pessoas para as pessoas e considerado como serviço a todas as pessoas, especialmente àquelas ? e no mundo, são a maioria ? que não têm voz?. Alertando sobre essa função, o pontífice faz pensar para o perigo das Fake News, que espalham boatos, acirram os ânimos e incitam guerras virtuais e reais.

Sobre o assessor:

Quem falará sobre o tema será Adielson Agrelos, assessor de comunicação do Regional Leste 1 da CNBB. É formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI e em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Grande Rio. Além da assessoria do regional, atuana assessoria de comunicação da Diocese de Duque de Caxias (RJ) e é proprietário da Agência de Comunicação Católica chamada Agência Hesed. Idealizador do projeto de combate às Fakenews no âmbito eclesial denominado Fumaça Branca.

Mais informações: