Iniciada missão dos seminaristas em Volta Redonda

09·Julho·2018

Na manhã desta segunda-feira, dia 09, os seminaristas da diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda participaram de um momento de espiritualidade no bairro Açude onde estão em missão durante toda essa semana. A reflexão que deu início aos trabalhos dessa segunda-feira, quando 50 famílias foram visitadas, foi conduzida pelo seminarista Mayron Alexandre. "A espiritualidade nos leva a nutrirmos antes para depois nutrir o povo de Deus. Para fazer missão, estar em saída, ir ao encontro, é necessário antes nos defrontarmos com a Palavra do Senhor, com aquilo que ele tem a nos dizer para poder nutrir o povo que está sedento e faminto de Deus", disse Mayron que cursando teologia.

Os seminaristas foram enviados oficialmente na noite deste domingo, em missa presidida pelo bispo diocesano, dom Francisco Biasin, na comunidade São Sebastião, em Volta Redonda. Durante a homilia, dom Francisco falou sobre a graça de ser sacerdote, caminho que esses seminaristas estão traçando, mas também lembrou da humanidade e fragilidade que existem e precisam ser compreendidas.

"O que são os padres e os seminaristas? São filhos do nosso povo. Que carregam as marcas dos pais boas ou às vezes com fragilidade. Por isso Deus não escolhe as pessoas entre os anjos, nos escolhe no meio do povo, com as nossas fragilidades. E essas fragilidades são importantes para que saibamos que se podemos realizar algo de bom nessa vida é pela graça de Deus", destacou dom Francisco.

A missão quer enfatizar uma Igreja em saída, uma das propostas mais conhecidas de Papa Francisco. A cada ano o serviço acontece em uma região pastoral. Os 18 seminaristas estão percorrendo o bairro Açude, acompanhados pelos reitores, padres Sérgio Brandão e Carlos Alberto Júnior. Durante a missão, os seminaristas conhecem a realidade local, conversam com coordenadores de comunidades e são acolhidos por famílias do bairro. Há momentos de espiritualidade, visitas aos doentes, famílias, pessoas em situação de vulnerabilidade e aos projetos realizados pelas comunidades.

Seminaristas em visita na casa de Fátima, Rogério e família no bairro Açude II

Entre os dias 09 e 11, às 19 horas, haverá missa nas quadras do bairro Açude. Já na quinta, também às 19 horas, a missa será na quadra do bairro Padre Josimo. Na sexta, às 8h30, a missa será na comunidade São José, no Açude e às 19 horas será o encontro com as famílias. No sábado, dia 14, à tarde, haverá uma roda de conversa com as crianças da catequese das comunidades que compõem a localidade. Já à noite, será com a juventude. Para encerrar, no domingo será a Missa (campal) em Ação de Graças pela Missão com Padres da paróquia e reitor do seminário  na Comunidade São José, Açude, às 9h30.

Crédito fotos: Márcia Araújo