ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL É REALIZADA NESTE FIM DE SEMANA

01·Novembro·2018

Neste final de semana, dias 03 e 04 de novembro, será realizada a Assembleia Diocesana de Pastoral 2018 com o tema "Comemoração e atualização dos 50 anos da Conferência de Medellin: uma luz que ilumina a nossa caminhada eclesial". O Assessor será Pe. Ernâni Pinheiro da CNBB que viveu intensamente Medellin. Dois outros assuntos serão: o Projeto Diocesano de Formação e a Pastoral Juvenil. O encontro será realizado no salão da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Conforto, em Volta Redonda e é voltado a representantes de paróquias, pastorais e movimentos.

"A Assembleia Diocesana desse ano tem uma importância relevante por estar sendo vivida no momento de espera do novo bispo. A demora nesse processo varia de 6 meses a um ano e meio por fatores que não dependem de nós. A diocese não pode nem deve viver este período como uma fase 'de transição' ou, pior ainda, num 'clima de desmonte', parecidos com o que acontece na política. Nós estamos caminhando e continuamos o nosso iter. O novo pastor, ao chegar, encontrará uma Igreja que caminha: ele dará a sua contribuição e tomará as decisões que, no conjunto das instâncias diocesanas, aparecerão mais oportunas. Continuidade e criatividade sempre andam juntas e dão o justo equilíbrio na caminhada da Igreja", destacou dom Francisco Biasin.

Segundo o Plano de Pastoral Diocesano vigente, a Assembléia Diocesana está definida como: "É o organismo de maior importância e autoridade para escolher, após amplo discernimento eclesial, os rumos da Pastoral Diocesana. É a Assembleia que escolhe as Prioridades Diocesanas, que aprova as etapas de sua execução e fornece os elementos e os critérios necessários para a elaboração do Plano de Pastoral Diocesano(PPD). Na Assembleia Diocesana, convocada pelo Bispo, deve haver a mais ampla participação e representatividade possíveis".

Confira a programação:

SÁBADO:

08h - Chegada e café

08h30 - Oração (Seminaristas)

09h - Acolhida: Padre Juarez

09h15 - Abertura da assembleia: Dom Francisco

09h45 ? Padre Ernane Pinheiro

10h45 - Cafezinho

11h05 - Retorno da palestra com padre Ernane Pinheiro

12h30 - Almoço

14h - retorno

14h05 - Padre Ernane (Fila do Povo)