Realizada XXII Romaria da Comunidade Negra em Aparecida

03·Novembro·2018

Foi realizada neste sábado, dia 03, a XXII Romaria da Comunidade Negra organizada pela Pastoral Afro-brasileira ao Santuário Nacional de Aparecida. Membros da diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda participaram da organização do evento, como explicou Adelaide Maria Afonso de Volta Redonda. "Essa preparação foi no campo da reflexão sobre o que é uma romaria e qual a importância de manter esse evento. Aprofundar mais nossa relação com Nossa Senhora, Jesus Cristo e no âmbito no Ano do Laicato. Na nossa diocese a pastoral já está sendo vista com outros olhos. Nós temos como desafio conquistar a simpatia das pessoa para elas começarem a entender a espiritualidade da pastoral afro", destacou.

Durante a manhã as atividades ficaram concentradas na Tribuna Papa Bento XVI, onde ocorreram diversas apresentações, como capoeira, jongo e outras expressões da cultura afro. Às 10h30 foi realizada a missa na basílica. Logo após os romeiros vindos de todo o Brasil saíram em direção ao auditório padre Noé Sotillo onde passaram a tarde refletindo sobre o tema: "Com a Mãe Negra Aparecida, buscamos superar o Racismo e a Violência" e o lema: "Deus ouviu o clamor de seu povo negro". A Romaria também comemorou os 30 anos da Pastoral afro no Brasil, importante trabalho que vai além dos muros da Igreja, como explicou padre José Enis, secretário Nacional da pastoral. "Precisamos trabalhar para que o racismo esteja cada vez mais distante da nossa comunidade. Ele ainda é muito presente. Nós sentimos no nosso dia a dia o quanto ele ainda prejudica a nossa comunidade negra. Essa comunidade que  ajudou a construir o Brasil, a América Latina, América do Norte e a gente vive alijado do processo de cidadania. A segunda questão é em relação à violência contra os jovens negros. A maioria das mortes dos jovens no Brasil é negra. Os jovens negros estão sendo dizimados. Precisamos chamar a atenção não só da população negra mas de toda a sociedade brasileira", reforçou.

Veja as fotos aqui