Conferências Vicentinas de Volta Redonda celebram o 40° aniversário do EVCC

13·Novembro·2018

As Conferências Vicentinas de Volta Redonda celebraram o 40° aniversário do Encontro dos Vicentinos com Cristo, na noite de hoje, 13, com a Santa Missa celebrada na Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Siderópolis, responsável pela inserção dos agentes no Movimento Vicentino. Com a participação de cerca de 350 membros de diversos grupos, os Vicentinos puderam render graças a Deus pelas atividades realizadas junto às famílias assistidas.

Em sua homilia, o Pe. José Antonio Perry destacou a importância da vivência dos mandamentos do serviço e do amor pelos Movimentos Vicentinos, a exemplo do que ensinou Jesus Cristo. "Os Vicentinos são vocacionados por Deus para viverem a essência do Evangelho, que é justamente o mandamento do amor, a prática da caridade e o cuidado com os últimos, os excluídos, aqueles que são invisíveis aos olhos da sociedade de hoje", disse. A ação Vicentina também pode servir como exemplo para os que estão iniciando a atividade na vida cristã. "Uma experiência de fé vivida quando eu tinha apenas 15 anos de idade me ajudou a ter o discernimento vocacional, através da vivência com pessoas que me ensinaram a seguir a minha vocação - é uma experiência única do amor de Jesus Cristo", completou o padre.

O Coordenador da ECAFO (Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanan) e representante do Conselho Central Vicentino de Volta Redonda, José Geraldo Rodrigues, o Dadinho, ressaltou a ação dos grupos como uma ferramenta de evangelização, mas também de promoção das famílias assistidas. "Além de uma ação pastoral, onde levamos o amor de Jesus Cristo e do próximo aos mais necessitados, colaboramos com o desenvolvimento daqueles que mais precisam, inclusive auxiliando na obtenção de empregos", disse.

Além da Santa Missa, as comemorações dos 40 anos dos EVCC continuam no próximo sábado, 24. Um Baile comemorativo será realizado no Clube Náutico e os ingressos podem ser adquiridos por R$ 15 nas paróquias e comunidades onde há Conferências Vicentinas.

A Conferência

Em Volta Redonda, o Movimento Vicentino conta com 67 conferências, 10 Conselhos Particulares, 2 Conselhos Centrais e 1 Conselho Metropolitano. Através de um acompanhamento detalhado, que envolve tanto a ação pastoral da Igreja quanto atividades de assistência social e econômica  junto às famílias assistidas, os Vicentinos buscam auxiliar os mais necessitados, provendo-lhes dignidade e apresentando ferramentas para o desenvolvimento familiar como um todo.