Nota de Esclarecimento

Diocese
28·Novembro·2018

Diante das informações divulgadas sobre a proposta de adequação do espaço litúrgico do altar da Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, a Diocese de Barra do Piraí- Volta Redonda esclarece o que segue:

- Não há qualquer intenção de demolir o atual painel que está na parede dos fundos do altar, construído na última grande reforma entre 1956 e 1960.

- A decisão de adaptação do presbitério e altar do templo foi tomada com a participação da comunidade em reuniões do conselho pastoral da paróquia, ocorridas nos meses de setembro e outubro e  votada com ampla e favorável aprovação na assembleia paroquial realizada  em novembro, contando com a participação de representantes em todas as comunidades da paróquia. 

- A mudança foi proposta para atender às exigências da Lei de Acessibilidade n. 10.098 de 19/12/2000 e para ampliar a comunicação do espaço litúrgico, aproximando os celebrantes do povo, de acordo com as orientações do Concílio Vaticano II. Parte da obra foi iniciada essa semana. 

- A segunda fase do projeto, que prevê a colocação dos novos painéis, ainda está em estudo para ser aprovada pelas competentes instâncias do governo municipal e da Comissão de Arte Litúrgica da Diocese, sempre preservando o antigo painel.