Dom Luiz Henrique se encontra com Coordenação Diocesana de Pastoral

Diocese
08·Julho·2019


Desde que assumiu como bispo diocesano de Barra do Piraí - Volta Redonda, dom Luiz Henrique tem se encontrado com as coordenações de pastorais e movimentos da diocese pessoalmente. No dia 06 de julho, essas lideranças tiveram a oportunidade de todas juntas se apresentarem ao bispo diocesano, junto com o coordenador de pastoral, padre Juarez Sampaio. Na pauta foram apresentados os resultados da Animação Bíblica de Pastoral e lançadas as atividades do Mês Missionário Extraordinário, que será em outubro. 

Dom Luiz Henrique falou sobre a experiência. "Foi muito interessante ter uma visão ampliada dos trabalhos que as paróquias, comunidades, pastorais e movimentos têm realizado na diocese e ver a vivacidade desses trabalhos, a perseverança e missão assumida com muito empenho. Fico muito feliz em perceber isso. Aos poucos a gente vai conhecendo melhor cada pastoral e movimento nas reuniões e encontros que estou realizando também pessoalmente com cada um deles", disse dom Luiz ao destacar que essas reuniões podem ser agendadas no Secretariado de Pastoral, na cúria diocesana. 

Joana D'arc, leiga coordenadora do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) explicou o objetivo do MME. "A proposta do Papa Francisco é que nós sejamos uma Igreja em saída. Para que a gente seja essa Igreja em saída nós temos que trabalhar a missão na comunidade, paróquia, diocese e nós estamos com essa proposta para o mês de outubro. A ideia é trabalhar a missão dentro das pastorais para que elas sejam missionárias, porque todos somos chamados a ser missionários pelo batismo. O trabalho do Comidi é ajudar nessa articulação da missão entre as pastorais", explicou Joana. 

Padre Paulo fez uma apresentação da Animação Bíblica de Pastoral que já no primeiro subsídio teve mais de 6.200 exemplares distribuídos na diocese. Em Agosto inicia um novo material. "Em julho são entregues os subsídios aos animadores das comunidades. Na missa solene da padroeira Sant?Ana haverá um gesto concreto onde simbolicamente dom Luiz vai abençoar o subsídio e entrega a alguns animadores", lembrou padre Paulo ao se referir também ao material de outubro e novembro que contará com um roteiro da Semana Missionária do MME. '"Lá vão estar os indicativos para as celebrações, vigília e indicativos com roteiro da visita missionária", disse. 

Padre Juarez também falou sobre o trabalho das pastorais e movimentos que encontraram em dom Luiz Henrique um bispo acolhedor. "A palavra de dom Luiz Henrique foi muito motivadora. A questão da unidade, da busca do entendimento, de estarmos sempre unidos buscando esse testemunho de fé em comunhão. E apresentamos aquilo que as pastorais sociais e também as mais internas da Igreja fazem, porque muito se faz na nossa diocese", disse. 

A próxima reunião do grupo será no dia 31/08, em Arrozal no Conselho Diocesano de Pastorais, que abrange também representantes de paróquias indicados.