Retiro do Clero é realizado em Mendes

06·Setembro·2019

Os padres, bispos e diáconos da diocese estiveram em retiro desde segunda-feira, dia 2, até o fim da tarde dessa quinta-feira, dia 5, no Centro Maristas São José das Paineiras, em Mendes. O momento de oração é realizado, ao menos, uma vez por ano a pedido do Direito Canônico. É pedido para reservar um período de espiritualidade e aprofundamento para os padres e diáconos, a fim de se fortalecerem em sua caminhada espiritual. O responsável pela assessoria e condução do retiro foi o bispo dom Armando Bucciol, da diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia.

O momento pessoal de reflexão desenvolveu três assuntos para proposta de meditação: Fé, esperança e caridade.  Dom Armando ressaltou que o destaque da liturgia do retiro foi alicerçado às virtudes teologais.  "O destaque da liturgia nesses dias foi à busca dessa espiritualidade, alicerçado também às virtudes teologais", pontua. "As três virtudes teologais que têm como alicerce e fundamento: Deus, que nos permite saber quem é o nosso Deus",  avalia dom Armando.

Dom Luiz Henrique, bispo diocesano, explica a importância do encontro do clero, "Esse é um momento de espiritualidade, para que os sacerdotes possam se abastecer em sua caminhada espiritual", disse.

Essa é uma oportunidade para os padres se confraternizarem, confessarem e se fortalecerem na fé, como explicou padre Luiz Cláudio, do setor São Benedito. "É um tempo para conversarmos, rever os irmãos e se alegrar em comunidade. Isso tudo fortalece em nosso ministério o desejo de continuar se doando a serviço da diocese", concluiu.

No último dia, foram comemorados os aniversários dos padres jubilandos e o aniversário natalício do padre Alex Soares (03/09) e do bispo emérito, dom Francisco Biasin (06/09).