Mensagem ao povo de Deus por ocasião do aniversário de 24 anos do município de Porto Real dom Luiz Henrique da Silva Brito

05·Novembro·2019

Dom Luiz Henrique da Silva Brito

Bispo da diocese de Barra do Piraí ? Volta Redonda

Volta Redonda, 05 de novembro de 2019

Prezado Sr. Prefeito, Ailton Marques

Prezado Pe. Ronaldo Costa - Pároco em Nossa Senhora das Dores ediácono

Queridos Cidadãos porto-realenses

Aos 24 anos,Porto Real celebra o desenvolvimento e a prosperidade do trabalhador como um dos principais polos industriais da região.Mesmo diante das dificuldades econômicas dos últimos anos, a primeira colônia italiana no Brasil abriga multinacionais e uma política de atração de novas indústrias e investimentos que beneficiam não apenas os moradores da cidade, mas de toda a região. A expansão industrial, porém, não fez a cidade perder a cordialidade do interior. Localizada na Região da Agulhas Negras, a cidade oferece clima ameno e seu povo tem em sua fé a devoção por Nossa Senhora das Dores.

Lugarejo tranquilo, Porto Real recebeu esse nome por ser uma das paradas de veraneio da Família Real. Embora fisicamente a história não tenha sido preservada com casarões e museus, a população de Porto Real carrega na lembrança e no modo de viver, as marcas de uma cidade que preza pelaqualidade de vida. Além disso, os porto-realenses preservam a memória dos imigrantes que aqui vieram fazer morada, como a Casa do Imigrante que fica no Horto Municipal. Valorizar as raízes é celebrar aqueles que vieram antes de nós e preparam o nosso presente.

Lembrando as palavras do Papa Francisco,em ocasião do ciclo de catequeses sobre a família, ressalto que o ?o trabalho é sagrado e dá dignidade a uma família. Por isso, é preciso rezar para que não falte o trabalho?. Desta forma, rogo a Deus pela vida dos trabalhadores e seus familiares, que juntos caminham na construção de um município cada vez mais desenvolvido, sem abrir mão da fé. Das autoridades esperamos a justa distribuição da renda alcançada pelo esforço do trabalho coletivo e do investimento das empresas,para que seja aplicada em serviços e políticas públicas para os seus quase 20 mil habitantes. Que a exemplo de Jesus Cristo perseverem com esperança e motivação, fazendo crescer em seus lares o amor e a esperança em Deus.

Pedimos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora das Dores, proteção e prosperidade para esse município.

Dom Luiz Henrique da Silva Brito

Bispo da diocese de Barra do Piraí ? Volta Redonda