Dom Orani participa de plenária da Congregação para a Educação Católica

Igreja
20·Fevereiro·2020

Com a presença de membros de diversas partes do mundo, foi realizada de 17 a 20 de fevereiro, no Vaticano, a plenária da Congregação para a Educação Católica. Reunidos na Sala Bolonha, eles discutiram temas sobre a participação da Igreja no mundo da educação, com suas escolas, institutos e universidades. A cada dois anos, os membros da congregação se encontram para discutir como estão as instituições de educação católica pelo mundo, com seus desafios e perspectivas para os próximos anos.

Participaram da plenária 35 pessoas, entre bispos, padres e assessores de diversas partes do mundo. Representando o Brasil estavam presentes dois cardeais: Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, e Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. "Nossa contribuição e nossa visão da questão dos fechamentos das escolas, a presença da Igreja na educação, toda a questão da secularização e como isto está presente no mundo universitário, e o ato global sobre a educação, que será em maio", detalhou Dom Orani.

No primeiro dia da plenária, 17 de fevereiro, a programação contou com o juramento dos novos membros, a saudação do Cardeal Giuseppe Versaldi, prefeito da congregação, e uma conferência de Dom Vincenzo Zani, secretário da congregação, sobre as últimas atividades desde 2017 e a mensagem do Papa sobre o tema da educação.

Segundo Dom Orani, no dia 18 de fevereiro, houve na sede da Pontifícia Academia de Ciências um encontro com a participação dos reitores de universidades católicas do mundo inteiro, demonstrando a preocupação de como deve ser o papel das universidades católicas espalhadas pelo mundo e em relação ao impacto global sobre a educação.

"A congregação está elaborando ainda um diretório para a educação, um documento sobre a questão do gênero, aprofundamento da Exortação Apostólica 'Veritatis Gaudium' e outros assuntos. Foi tratado também como a Igreja pode estar presente nas universidades com as pastorais universitárias", disse.  A plenária foi concluída com audiência junto ao Papa Francisco.

Congregação para a Educação Católica

A Congregação para a Educação Católica é um órgão da Igreja Católica que se ocupa da inserção e promoção da Igreja dentro da educação. Possui dois setores específicos:

Departamento Universitário - Trata de assuntos relativos ao ensino superior, que incluem duas áreas de especialização. Uma área de trabalho consiste em tudo o que diz respeito à edificação ou aprovação das universidades e dos institutos eclesiásticos sobre os quais exerce a direção mais direta; trata dos assuntos da competência da Santa Sé em relação às universidades católicas; promove a colaboração e a ajuda mútua entre as universidades de estudos; assiste as instituições acadêmicas em assuntos da sua competência.

Departamento Escolar - Trata de assuntos relativos às escolas católicas.


Por padre Arnaldo Rodrigues