Dom Luiz Henrique visita imprensa regional

Diocese
20·Fevereiro·2020

Na ocasião, o bispo apresentou o tema da Campanha da Fraternidade     



Nesta semana, o bispo da diocese Barra do Piraí - Volta Redonda, dom Luiz Henrique, se encontrou com jornalistas e visitou a imprensa da região. A iniciativa do bispo tem por objetivo estreitar o relacionamento com a imprensa e conhecer a realidade dos veículos na região, uma vez que completa, em maio, um ano à frente da diocese. O bispo foi acompanhado dos padres Juarez Sampaio e Rafael Ferreira.  




Foto: Fábio Guimas

"O papel da imprensa é fundamental para a sociedade, em relação à informação, de levantar algumas demandas importantes para o bem comum e a ética que deve revestir todo esse trabalho, buscando a verdade, sem incentivo à polarização...e ajuda a Igreja a estar mais alerta e nos faz refletir sobre a própria caminhada", disse dom Luiz.  


Na ocasião, dom Luiz Henrique apresentou a Campanha da Fraternidade 2020 com o tema: "Fraternidade e vida: dom e compromisso" e o lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34). Ao expor a temática, dom Luiz Henrique ressaltou a importância das Campanhas da Fraternidade como motivação para a criação e fortalecimento de trabalhos das pastorais e movimentos. 

"A diocese tem na sua caminhada de uma Igreja muito participativa, empenhada e preocupada com a realidade que está à sua volta, com os problemas sociais, com a preocupação primordial que é com o Evangelho, concretizada na nossa vida e história", disse lembrando: "Este ano a Igreja do Brasil quis abranger mais, o tema da vida, do compromisso, do olhar de solidariedade em diversos âmbitos: ecologia, do respeito à dignidade do ser humano desde o ventre materno até o seu tempo natural, demandas sociais - desemprego, educação...", disse dom Luiz.   

Foto: Paulo Dimas

Sobre à chegada à região

O bispo também respondeu às perguntas dos jornalistas sobre a vinda para o Sul Fluminense e a experiência de estar à frente dessa Igreja Particular. "Está sendo uma experiência muito positiva. A região é muito bonita e o acolhimento do povo é ótimo. O contato com o povo de Deus está me ajudando no aprofundamento da missão", disse.

Quando perguntado sobre a avaliação do cenário nesses nove meses em que está na região, dom Luiz disse que ainda é pouco para ter uma ideia integral e que o maior desafio é tomar conhecimento e se aprofundar nas questões da vida do povo, como a realidade ambiental e o desafio da evangelização no mundo atual. "Papa Francisco fala muito sobre a cultura do encontro, no meio de uma sociedade fragmentada, esfacelada, violenta. E a Igreja precisa trabalhar pela união, espírito de comunhão e colaboração", pontuou.



Ao final do contato, dom Luiz Henrique entregou um exemplar da mensagem que escreveu sobre a CF 2020 e a carta de direcionamento ao trabalho pastoral a partir da temática. 

Você pode ler na íntegra:

Artigo 

Carta de direcionamento 

Foto de capa: Fábio Guimas