Retiro Anual do Clero

Diocese
06·Novembro·2020

O clero diocesano se reuniu dos dias 3 a 6 de novembro para o Retiro Anual do Clero, no Centro Pastoral em Arrozal. O momento, realizado anualmente, é um pedido da Igreja para que os presbíteros se revigorem espiritualmente.  O responsável pela condução e assessoria do retiro neste ano foi o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Célio Calixto Filho. 

A reflexão de todo o encontro passou por importantes nomes bíblicos, como explicou o assessor.  "Essa semana de reflexão e oração tentamos deixar a Palavra de Deus nos conduzir e com a ajuda de alguns personagens bíblicos, um pouco rever nossa vida, vocação e consagração. Começamos com Abraão e passamos por Moisés. Também caminhamos um pouco com São Pedro e São Paulo, depois meditamos sobre o próprio Senhor Jesus em sua vida de oração com o Pai e finalmente com a Virgem Maria, nossa Mãe. Foi então essa semana de oração uma espécie de bateria para recarregar nosso serviço pastoral", disse. 

Dom Luiz Henrique destacou que mesmo com os ajustes necessários por conta da pandemia, o clero pôde viver essa experiência de oração tão necessária para a caminhada de cada um. "Essa foi uma oportunidade do nosso clero parar, refletir e se abastecer espiritualmente para servir melhor ao povo de Deus", finalizou.