Seminaristas da diocese recebem Ministério do Acolitato

Diocese
24·Novembro·2020

No último domingo, dia 22, foi celebrada a Solenidade de Cristo Rei do Universo. No mesmo dia três seminaristas da diocese receberam a instituição do Ministério do Acolitato. A cerimônia, presidida por dom Luiz Henrique, foi na comunidade Santa Cecília, em Volta Redonda. 

Neste domingo de encerramento do Ano Litúrgico, dom Luiz Henrique lembrou o significado da Festa de Cristo Rei do Universo. "Essa data nos diz que Jesus é o princípio e fim de todas as coisas. Nós cristãos queremos contribuir com os valores e fé que temos, inseridos na sociedade procuramos testemunhar a mensagem do Evangelho", disse o bispo também destacando o dia do Leigo, comemorado na mesma data. "Para nós a presença dos leigos ajuda muito. Seu trabalho é fundamental na caminhada de fé das comunidades. Em muitas comunidades mais distantes temos a presença dos leigos e leigas fazendo com que a Palavra não se perca", completou. 

Ministério do Acolitato 

Todo seminarista recebe, no período da Teologia, os ministérios que o conduzem e preparam para o sacramento da Ordem. Sendo assim, após receber o acolitato, o ministro instituído é chamado a cuidar do altar e auxiliar os sacerdotes e diáconos nas ações litúrgicas, principalmente na Santa Missa, além  de distribuir a Sagrada Comunhão nas celebrações e aos enfermos. Na data receberam o ministério os seminaristas Iago, Daniel Cézar e Mayron. 

Natural de Resende, Iago está no terceiro ano de teologia. Para ele viver esse momento foi de emoção e alegria. "Deus chama, a Igreja confirma e o povo se alegra. É muito bom ter a Igreja nos confirmando nesse caminho que é o último passo para o diaconato. Estamos quase lá e peço para que todos continuem em oração por nós", falou o seminarista. 

Para o seminarista Daniel Cézar esse foi um momento de exultação e gratidão. "A cada passo dado nós vamos chegando mais perto da meta vislumbrada por todos nós, a de servir ao Senhor por meio do Ministério Sacerdotal", disse Daniel ressaltando que essa confirmação da Igreja também vem por meio do povo que reza e incentiva as vocações. 

Já o seminarista Mayron lembrou que essas etapas da vocação sacerdotal fazem com que eles se configurem mais a Cristo até assumirem as ordens maiores. "Qualquer ministério da Igreja é no prisma do serviço, servindo aos irmãos e irmãs tendo como modelo Jesus Cristo, que veio ao mundo para servir", finalizou o seminarista que tem suas origens na cidade de Resende.



Veja mais registros aqui