Seminário Diocesano Santo Oscar Romero completa 8 anos

19·Fevereiro·2021

Nesta quinta-feira, 18, o Seminário Diocesano Santo Oscar Romero comemorou seus oito anos de existência. A santa missa foi celebrada na igreja Nossa Senhora das Graças, presidida pelo bispo diocesano, dom Luiz Henrique e concelebrada pelo reitor do seminário, o padre Carlos Alberto Júnior e os padres Carlos Henrique Ferreira e Sílvio Rafael Juliano. Atualmente o seminário é composto por 21 seminaristas que cursam Filosofia e Teologia, em Petrópolis.

Em sua homília, dom Luiz ressaltou que entregar a vida é o mais importante no ministério sacerdotal. "A condição que o Senhor coloca para aqueles que se colocam a disposição do ministério sacerdotal é a renúncia. O grande desafio é oferecer o que é essencial: a nossa vida. Entregar nossas vontades, deixar nossos projetos em segundo plano, enfim uma caminhada de entrega total ao Senhor", disse. O caminho a vida sacerdotal requer disciplina e fidelidade para com Deus.

O reitor do seminário diocesano, padre Carlos Alberto Júnior salientou a profunda alegria de poder celebrar a data com os seminaristas e todo o povo. "Expressamos a nossa felicidade com esta celebração da santa missa, para nós é uma grande alegria celebrar esse dia de hoje e estar com vocês", afirmou. Ele ainda complementou dizendo sobre a importância de mais operários para dar continuidade aos planos de Deus. ?Pedimos que o Senhor da Messe continue abençoando a cada um de nós e continue enviando operários para a obra de Deus?, finalizou.

Sobre o Seminário Santo Oscar Romero

As atividades do Seminário em Petrópolis tiveram seu início, primeiramente, no ano de 2013, permanecendo até o final de 2014, em decorrência do desmembramento do projeto conjunto das Dioceses que estudavam e compunham o Seminário Interdiocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu. Após essa experiência, o Seminário passou a ser localizado na cidade de Volta Redonda, sendo nela instalado até o final de 2017. Em seguida, o Seminário voltou a ser localizado em Petrópolis, no ano de 2018 permanecendo lá até hoje.

PASDI

O Projeto Amigos do Seminário Diocesano- Pasdi é um projeto que existe há mais de dez anos e contribui diretamente na caminhada dos seminaristas da diocese. Trata-se de uma ação pastoral- missionária que promove uma proximidade dos seminários com os fiéis. Toda contribuição é destinada a formação e nas despesas na manutenção dos dois seminários diocesanos. Para fazer parte dessa obra acesse o site da diocese e torne-se um membro do Pasdi ou entre em contato pelo whatsapp do Pasdi: (24) 993052320.