PROTEÇÃO DE MENORES E PESSOAS VULNERÁVEIS

A salvaguarda dos menores e das pessoas vulneráveis é parte integrante da missão da Igreja. A Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda participa plenamente desta missão firmemente radicada no convencimento de que toda pessoa tem um valor único enquanto criada à imagem e semelhança de Deus.

A Igreja particular de Barra do Piraí-Volta Redonda tem o firme compromisso com o cuidado e proteção de todos os menores e pessoas vulneráveis. Por isso, renovamos nossa total condenação e luta contra toda forma de abuso de poder, de consciência e sexual. Manifestamos que a dor das vítimas é nossa dor e “se um membro sofre, todos sofrem com ele” (1Cor 12,26). Assim, fazemos uma chamada “a todos os fiéis a ser um exemplo luminoso de virtude, integridade e santidade” (Papa Francisco, Motu proprio Vos estis lux mundi, 9 de maio de 2019).

Para cumprir esta missão, foi criada a Comissão Diocesana Interdisciplinar para Proteção de Menores para auxiliar o Bispo diocesano na prevenção do abuso de menores, dar apoios às vítimas e promover a criação de ambientes seguros nas nossas instituições eclesiais, seguindo as orientações e normas traçadas pelo Papa Francisco e orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Se você desejar informação ou realizar alguma comunicação ou denúncia no âmbito da proteção de menores ou pessoas vulneráveis, sobre qualquer abuso de autoridade, de consciência e sexual no âmbito eclesial da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, poderá fazê-lo através dos seguintes canais:

1.  Endereço eletrônico protecaomenoresdiocesebpvr@gmail.com

2. Comissão para Proteção de Menores

Rua 25 B, Nº 44, Vila Santa Cecília,

CEP 27.260 – 330 - Volta Redonda – RJ.

Todos os dados serão tratados com a máxima confidencialidade.