“Vocação: Graça e Missão” é o tema para o Ano Vocacional 2023

Durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu em abril deste ano, foi aprovado pelos bispos de todo o país, por unanimidade a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que será realizado em 2023. Na terça-feira, dia 14, foi divulgado o tema escolhido para o ano: “Vocação: Graça e Missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). A data marca os 40 anos do primeiro ano temático dedicado às vocações no país, sendo por conta disso uma das motivações para a escolha do ano vocacional ser em 2023.

De acordo com os bispos presentes na comissão para Ministérios Ordenados o Ano Vocacional será um extensivo do processo que começou no primeiro ano dedicado às vocações, ocorrido em 1983. O presidente da comissão, padre João Cândido Neto, a ocasião deve abordar sobre a vocação em seu aspecto mais intenso e de forma abrangente, no âmbito pessoal e comunitário. “Deve promover com muita clareza a identidade das mais diversas vocações específicas na Igreja (somos um povo de vocacionados e vocacionadas).  Deve, ao mesmo tempo, superar tanto uma visão reducionista (excludente, de privilégio e clericalista) de vocação, como uma generalização descorada que não impacta o indivíduo a quem, na verdade, “Deus chama pelo nome”. Vocação pessoal e Igreja (como comunidade de vocacionados e vocacionadas) são inseparáveis”, disse.

A escolha do tema e do lema

O tema e o lema foram inspirados no Documento Final do Sínodo dos Bispos. O tema se pauta na fundamentação de que “a vocação aparece realmente como um dom da graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, segundo o Documento Final de nº 78.

O texto bíblico iluminador que norteará o Ano Vocacional será o versículo Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)”, que ajudará a compreensão de que a origem e o centro de toda vocação deve ser Jesus Cristo.

Já o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) recorda a trajetória dos discípulos de Emaús. Ao escutar a Palavra de Deus o coração arde e os pés se colocam a disposição para anunciar a boa nova.

Fonte: CNBB