Dom Luiz Henrique comemora seu 13º aniversário de ordenação episcopal
No dia 12 de maio, segunda-feira, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, comemora o seu aniversário de ordenação episcopal. 13 anos de muita dedicação e amor ao ministério, que o foi confiado pelo Papa Bento XVI e consolidado em sua ordenação, pelas mãos do Cardeal Dom Orani Tempesta, em 2012.
Bacharel em Filosofia, Direito Canônico e mestre em Teologia Moral, Dom Luiz Henrique tomou posse como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 2012. E foi nomeado Bispo da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda em 2019, pelo Papa Francisco.
Em entrevista para a Equipe de Assessoria de Comunicação Diocesana, o Bispo Diocesano contou um pouco sobre o chamado ao serviço da Igreja, destacando que a missão é sustentada pelo Espírito Santo. “Não é por causa de nossa capacidade e condição, mas pela escolha divina. Então, crer na ação da presença do Espírito Santo nos dá força e coragem para cumprir nossa missão”, afirmou.
Momentos marcantes de fraternidade e fé em seu período na Diocese também foram citados, como o Centenário Diocesano (2022), o Congresso Eucarístico (2022), o Congresso Mariano (2024), a criação do Santuário de Adoração Coração Eucarístico de Jesus (2022) e do Santuário Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa (2023). “São momentos importantes na vida da nossa Diocese e que eu me coloquei como instrumento de Deus, com muita disponibilidade e desejo de servir para dar continuidade a toda a missão, todo o trabalho realizado ao longo de mais de 100 anos. Sempre em memória e respeito a tudo que foi construído e realizado através dos bispos que aqui passaram, dos padres, dos diáconos, dos leigos e leigas que muitos se dedicaram com amor e empenho”, pontuou.
Por fim, deixou uma mensagem de esperança e confiança. “Somos instrumentos das mãos do Senhor, mas confiamos que aquele que nos chama nos capacita e nos dá a graça para combater o bom combate”.
Santa Missa de Ação de Graças
A Missa em comemoração aos 13 anos de ordenação episcopal aconteceu no dia 12 de maio, às 12h15, no Santuário Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa, em Volta Redonda.
A Celebração Eucarística foi celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, e concelebrada pelo Padre Lucas Kraus, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Lourdes e São Jorge; Padre Juarez Sampaio, Vigário Episcopal para Promoção da Dignidade Humana e Ambiental; Padre Alex de Carvalho, Vigário Episcopal de Volta Redonda; e o Padre Gaspar Pelegrini, Reitor do Santuário Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa. A Santa Missa contou, também, com a participação do Diácono Norberto Antoniol.
Reveja a Santa Missa
Maria Eduarda Nassif, sob supervisão.