Retiro do Seminário Santo Oscar Romero acontece na última semana de Julho

Os vinte seminaristas do Seminário Diocesano Santo Oscar Romero estiveram em retiro na última semana, dos dias 27 a 30 de julho, no Centro Pastoral Diocesano, em Arrozal. O Assessor do encontro foi o padre César Augusto dos Santos, Jesuíta da comunidade religiosa, de São Paulo, que propôs a prática dos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, por meios de palestras, momentos de deserto e oração.

O palestrante pontuou que foi uma semana crucial para o avanço na intimidade com Deus dos futuros presbíteros. “É importante porque é o crescimento, não pelo silêncio, mas pelo contato com Deus, com a Sagrada Escritura, isso é importantíssimo, pois vai transforma-los em homens para os outros, para servir os demais”. O reitor do Seminário, padre Carlos Alberto Júnior, explicou que foi uma oportunidade de iniciar o segundo semestre meditando e escutando o propósito de Deus para cada um. “Silenciar por silenciar pode não gerar muitos frutos, mas o nosso silêncio como um propósito de oração, de intimidade, de busca e de escuta para aquilo que o Senhor tem a nos dizer é muito importante. A partir das colocações do padre César Augusto foi possível um silenciar para meditar, refletir, aquilo que foi proposto e assim deixando que por meio do silêncio o Senhor também falasse ao nosso coração”, disse.

Para os seminaristas foi uma semana intensa de reflexão. O seminarista Mayron José Alexandre contou que foram abordados sobre temáticas fundamentais. “Durante esses quatro dias que tivemos em reflexão foram de suma importância, pois o padre refletiu sobre temas fundamentais. Primeiramente o fato de que fomos feitos para o amor e de que somos eleitos e escolhidos pelo amor que é o próprio Deus. E depois no dia de hoje então, ele conclui todo esse processo após termos contemplado os diversos temas, sobre a criação, paixão, morte e ressurreição do nosso Senhor, ele nos lembra de que somos contemplados por sermos amados pelo próprio Deus e chamados para amar os irmãos e irmãs”.

O mês de agosto é dedicado às vocações na Igreja, para os seminaristas esta é uma oportunidade para todos discernirem e buscar viver o propósito de Deus na vida de cada um, como explica o seminarista Diego Oliveira, que também faz parte do SAV- Serviço de Animação Vocacional. “É muito importante este caminho, principalmente do Serviço de Animação Vocacional, onde colabora para que cada um dos jovens possa ouvir melhor a voz de Deus na sua vida. Parar para refletir o que Deus quer para nossa vida é aquilo que vai nos fazer realmente felizes, a felicidade completa em Deus. Então o mês de agosto nos faz refletir sobre a nossa vocação, seja ela qual for, religiosa, presbiteral, para a vida consagrada ou matrimonial, somos convidados para olhar para dentro de nós mesmos, ouvir a voz de Deus, seguir os seus caminhos e sermos plenamente felizes”, finalizou.