Mês das Vocações: Vocação Matrimonial

Em agosto a Igreja convida a refletir sobre as vocações e a cada domingo é rezado por uma vocação. Nesse segundo, dia 08, todo o povo é chamado a rezar pelo matrimônio e às famílias. Santo Agostinho disse que “A Palavra converte, mas o testemunho arrasta multidões”. Por isso, esta semana a Diocese conversou com o casal Léa de Souza e Jucemar Marques, fundadores da Comunidade Brilho da Sagrada Família, em Resende, que são casados há 41 anos.

Confira a entrevista!

1)    Diocese: Qual é a data do casamento de vocês?

Léa e Jucemar: 20/07/1980

2)    Diocese: Quantos filhos?

Léa e Jucemar: Quatro filhos

3)    Diocese: Qual é o significado do matrimônio para o casal?

Léa e Jucemar: São Cirilo de Alexandria diz que Nosso Senhor foi às bodas para santificar a primeira união. Creio que Nosso Senhor nos uniu para fazermos o outro feliz e para melhor servi-Lo.

4)    Diocese: Há quanto tempo se conhecem?

Léa e Jucemar: Temos 5 anos de namoro,  6 meses de noivado e 41 anos de matrimônio.  Ao todo nos conhecemos há 46 anos e meio.

5)    Diocese: O que é necessário para superar as dificuldades da vida em comum?

Léa e Jucemar: Se agarrar a vontade de Deus na oração, nos colocar no lugar do outro sempre e olhar na mesma direção. Como dois passarinhos, que quando estão sozinhos cada um vai na direção que quer, mas quando se unem, cada um perde uma asinha e para voarem tem que bater as asas numa mesma sincronia e ir numa única direção.

6)    Diocese: Como é olhar para trás e ver toda a trajetória construída pelo casal?

Léa e Jucemar: Motivo de louvar a Deus a todo o momento e a certeza de que tudo de bom foi realizado por Ele.

7)    Diocese: Atualmente a família e o matrimônio vêm sendo alvo de ataques, qual conselho vocês dão aos casais que ainda estão no tempo do namoro?

Léa e Jucemar: Sem Deus é impossível algo que dure e seja forte. Agarrar-se em Deus.  Busca-Lo como único Senhor e Salvador de suas vidas e viver inteiramente um para o outro e os dois para Deus. Pelo menos um dos dois ter uma fé firme em Deus, pois aos poucos a fidelidade de um arrastará o outro a Deus.

O chamado à vocação matrimonial vem de Deus e estar aberto à vontade do Pai é o propósito que todos, como católicos, são convidados a seguir.

Rezemos pelos matrimônios neste domingo, que Deus suscite nos corações o chamado a construção da família!