Clero se reúne em retiro

Clero se reúne em retiro

           Dos dias 2 a 6 de agosto foi realizado o retiro dos presbíteros em Passa Quatro. O assessor foi o bispo de Petrópolis, dom Gregório Paixão, que trabalhou durante a semana assuntos principalmente sobre a compreensão da profundidade do ser na busca por Deus utilizando o livro de Jonas.

            Nestes dias de recolhimento, os sacerdotes puderam estar em contato com os demais irmãos de missão e foi uma oportunidade para se fortalecer espiritualmente, como explica o bispo diocesano, dom Luiz Henrique. “É um momento muito importante, porque o retiro é uma oportunidade que o clero tem para o abastecimento espiritual e também o convívio fraterno, orientado pelo pregador que nos ajudou bastante com as reflexões importantes para o nosso crescimento, nossa fidelidade ao ministério sacerdotal”, disse. O pregador, dom Gregório Paixão, pontuou que foram dias de reflexões.  “Foi um mergulho no mais profundo da nossa vida, no nosso consciente e inconsciente e também da missão que nos foi dada por Deus. Foi um retiro para mexer um pouquinho com o coração dos sacerdotes e nesse sentido foi muito positivo”.

            Para os padres, a semana foi um novo encontro com Deus para seguir com a missão no qual são chamados a dar o “sim”, como descreve o padre Márcio Corrêa. “A grande importância do retiro é renovar o nosso encontro com o Senhor, no dia a dia da doação e do serviço nós vamos gastando as nossas forças e as nossas energias e o retiro nos faz encontrar de novo esse amor e esse sentido no qual nós trabalhamos. Foi uma semana muito rica, dom Gregório nos colocou a realidade do profeta Jonas e como essa realidade também é a nossa. Então, eu também pude ver um pouco essa dimensão de renovar sempre o compromisso com Deus, o perigo de a gente querer fazer a nossa vontade e não a D’Ele”. Para o padre Raphael Duque, coordenador da região pastoral de Volta Redonda, o tema permitiu-os reabastecer o chamado como presbítero. “Foi muito bom, dom Gregório com as suas parábolas nos enriqueceu muito, nos ajudou a nos aproximar da vocação de Jonas, o que também tem muitas situações próximas às situações das nossas vocações e missão”, finalizou.