Regional Leste 1 da CNBB celebra 50 anos com Missa Jubilar no Cristo Redentor
O
Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne
as dioceses do Estado do Rio de Janeiro, celebrou na última sexta-feira, 5 de
setembro, seu jubileu de ouro com uma Missa Jubilar no Santuário do Cristo
Redentor. A celebração, realizada às 19h30, integrou a programação da 23ª
Assembleia Eclesial do Regional e foi presidida por Dom Gilson Andrade da
Silva, Bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional.
O momento, marcado pela peregrinação jubilar ao Corcovado, inseriu-se no espírito do Ano Santo – Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança, convocado pelo Papa Francisco. A celebração reuniu bispos, presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e leigos das dioceses fluminenses, em ação de graças pelos 50 anos de caminhada do Regional.
Em sua
homilia, Dom Gilson destacou o símbolo do monumento que acolheu a
celebração. “Do alto do Corcovado, o Cristo Redentor abre seus braços
sobre a cidade, sobre o Estado do Rio de Janeiro, sobre o Brasil, inspirando
também a nossa missão episcopal e pastoral que deve refletir o gesto de Cristo:
braços abertos para acolher, perdoar e reunir. Sob o olhar e a proteção do
Senhor, que é o verdadeiro Pastor da Igreja, queremos renovar o nosso
compromisso de ser Igreja que se coloca perto das pessoas, especialmente dos
esquecidos, atenta para ouvir os apelos dos homens e mulheres do nosso tempo”,
afirmou.
Ao
final da Missa, os ex-presidentes do Regional foram homenageados com a entrega
de um quadro de Nossa Senhora Mãe de Deus. O Cônego Omar Raposo, reitor do
Santuário, agradeceu pela presença e anunciou a campanha solidária que
arrecadará dez mil brinquedos, iniciativa impulsionada por grupos de fãs do
cantor Justin Bieber no Brasil em parceria com o Cristo Redentor. Os itens
serão distribuídos pelas Dioceses do Regional no Dia das Crianças.
O cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que presidiu o Regional por dois mandatos, também se manifestou. Ele anunciou que, em homenagem ao jubileu áureo, o Cristo Redentor foi iluminado na cor azul, símbolo da CNBB, representando a ação de graças pela trajetória percorrida e o compromisso renovado com a missão evangelizadora.