Mês Vocacional: Padre Leon Wojtyniak

Dando continuidade às histórias dos padres que passaram pela Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, hoje será contado sobre a trajetória do padre Leon Wojtyniak CR. Quem é de Resende com certeza já escutou falar no nome do sacerdote que fundou a paróquia Santa Cecília ou já viu o memorial dedicado a ele na Igreja. Padre Leon nasceu em 27/06/1912, em Poznan, na Polônia e chegou ao Brasil em 1959 com 47 anos. Membro da Congregação dos Ressurrecionistas, o padre foi recebido pelo 3º bispo diocesano, dom Agnelo Rossi, que o acolheu na Diocese, assim que chegou ao país. Vítima de um acidente de carro, a igreja diocesana se despediu do padre missionário em 20 de dezembro de 1991 aos 79 anos e com 52 anos de sacerdócio.

Na região pastoral de Resende fez história com a fundação da paróquia Santa Cecília, sendo lembrada como a primeira paróquia a ser desmembrada da Matriz Nossa Senhora da Conceição e diversos outros feitos. A área da paróquia dele ia desde o bairro Manejo até a divisa com São Paulo. Sua Congregação também já estava presente em Itatiaia, na época, pertencente a Resende. Padre Leon era conhecido em toda a região pastoral por suas construções ao longo dos anos, como narra a fiel da paróquia Sagrada Família, Elenice Aparecida. “Com a construção da represa do Funil, o Distrito de Santana dos Tocos foi inundado e a Cúria Diocesana recebeu o reembolso com o qual o padre Leon comprou o espaço onde hoje está a Comunidade Sagrado Coração de Jesus - bairro Itapuca. Ele também construiu a Igreja e a casa paroquial, que servia de noviciado para a Congregação. Depois de prontas as obras, ele passou a morar na Itapuca, a partir de fevereiro de 1982”, explicou.

Além disso, naquela época ele também adquiriu terrenos no bairro da Alvorada, em que atualmente está o novo noviciado da Congregação e a Igreja Cristo Ressuscitado e no bairro Liberdade, que está a Igreja Nossa Senhora Aparecida. Elenice pontua que o padre pensava em longo prazo no futuro das Igrejas. “Ele sempre foi um homem além do seu tempo, aquele tipo de padre construtor, que pensava no futuro e adquiriu terrenos”, ela ainda completou contando que ele tinha um coração bom e era muito querido pelas comunidades. “Era um ‘paizão’. Era muito ativo, nem parecia ter a idade que tinha. Presidia missa todos os dias. Sempre muito atento à realidade dos mais carentes, a proposta do salão ao lado da Igreja Sagrado Coração de Jesus, era para ser uma creche, que infelizmente, não foi concluída a tempo”.

Preocupado não apenas com as comunidades no futuro, padre Leon também tinha como missão o incentivo do trabalho com a juventude, que posteriormente se tornará os membros que atuam na Igreja. “Para mim, fica a saudade, pois foi um padre-pai, que tinha pulso firme, mas ao mesmo tempo era sensível a realidade, foi fundador de comunidades, incentivava a obra de comunidades, foi o primeiro pároco de Resende desmembrado da Matriz, incentivava muito os jovens, faz muita falta”, finalizou Elenice.

Na cidade de Resende foram feitas homenagens ao sacerdote, dentre elas a nomeação da rua Pe. Leon Wojtyniak, localizada no bairro Itapuca, onde está localizada a comunidade Sagrado Coração de Jesus, da paróquia Sagrada Família. Também se encontra na comunidade a sandália que ele usava no dia do acidente, que foi achada por um fiel e entregue à Igreja e atualmente é deixada como forma de homenagem ao precursor da Evangelização na região pastoral. Além disso, na Igreja Santa Cecília possui uma placa em homenagem onde estão os seus restos mortais.

Que a vida do padre Leon Wojtyniak seja um testemunho para todos os vocacionados!