Mês Vocacional: Laicato

Neste 4º domingo de agosto a Igreja nos convida a rezar por todos os leigos, que estão diariamente em sua missão por todo o mundo de Evangelizar, seguindo o pedido do Papa Francisco: “Que o mandato do Senhor ressoe sempre em vocês: ‘Ide e anunciai o Evangelho’" (cfr. Mt 28,19).  Nesta semana a Diocese conversou com a Regina Maria, que está na Igreja há 30 anos e atualmente coordena as pastorais da Liturgia e da Eucaristia em sua paróquia. Conheça sua história e veja a entrevista completa!

1)           Diocese: Qual é o seu nome/

Resposta: Regina Maria Xavier Pereira

2)           Diocese: Qual é a sua paróquia e comunidade?

Resposta: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Conforto Comunidade Santa Cruz – Eucaliptal

3)           Diocese: Quanto tempo participa ativamente da Igreja?

Resposta: 30 anos

4)            Diocese: Faz parte de alguma pastoral e movimento? Se sim, quais?

Resposta: Sou Secretária Paroquial, coordeno a Pastoral da Liturgia, da Eucaristia e busco o caminho de viver a espiritualidade e a missão das Irmãs Ursulinas do SGM (Irmãs do Conforto)

5)           Diocese: Qual é a vocação do leigo na Igreja?

Resposta: Em 2018, a CNBB instituiu o ano do laicato, ou seja, o ano de pensar o papel do leigo dentro da igreja, esse chamado de participar da vida eclesial. O estudo nº 107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, sai ao encontro desse tema e busca esclarecer um pouco melhor qual é esse papel. O leigo, com suas experiências de participação nos problemas, desafios e urgências do mundo, está sempre trazendo para a Igreja os anseios e as esperanças da humanidade de seu tempo e, ao mesmo tempo, enriquecendo o mundo com as sabedorias da Boa-Nova de Cristo que traz em si.

O leigo não desempenha uma atividade específica, ele pode atuar no mundo da política, da educação, dos meios de comunicação, da economia, da cultura, das ciências, das artes, da realidade internacional, entre outros. Sua tarefa é transformar tudo isso conforme o projeto de Jesus Cristo, auxiliando na construção do Reino de Deus e criando fraternidade.

Além de ser esta presença ativa no mundo, o Espírito Santo distribui entre os leigos dons e carismas para servirem mais diretamente a comunidade eclesial, através dos ministérios. Ex: catequese, liturgia, ministério da Eucaristia, da palavra, do canto, da saúde, da promoção social, entre outros.

6) Diocese: Para você, qual é a sua missão como leiga?

Resposta: O batismo é o primeiro sinal que recebemos para nos dizer que escolhemos Jesus como nosso Senhor, onde nos faz participar do Sacerdócio de Cristo na Igreja e no mundo, com isso como leiga eu me sinto chamada a viver a minha vocação como agentes de pastoral, assumindo o serviço e o ministério na Igreja! Portanto, não precisamos de mandato de ninguém, pois Jesus já deu a ordem: Ide pelo mundo e pregai o Evangelho! (Mc 16, 15). Sou muito feliz no trabalho pastoral e amo tudo que faço. Então a grande missão como leiga na igreja é o amor.

7)           Diocese: Como é trabalhar em comunidade com vários pensamentos distintos aos seus?

Resposta: É uma graça muito grande, pois temos diversos pensamentos e opiniões no nosso meio comunitário e na sociedade, onde vivemos a experiência de conhecer vários dons e pensamentos, temos que aprender com os outros, que traz consigo também sua sabedoria e conhecimento. Os Dons do Espirito Santo vem para todos, basta cada um de nós sabermos aceitar e trabalhar a opinião diversas,  o mesmo Deus que me concedeu meus pensamentos e ideias, concedeu também ao meu irmão e o mesmo Deus que me ama com meus defeitos e qualidades, é o mesmo Deus que ama meu irmão também com  seus defeitos e qualidades.

8)            Diocese: Que conselho você dá para aqueles que não fazem parte da Igreja ou fazem, mas só frequentam as missas dominicais?

Resposta: Nós todos temos o nosso tempo de encontro com Jesus, pedimos paciência para esses nossos irmãos, o que eu aconselharia a cada um deles, é dizer o quanto Deus é maravilhoso em tudo, o quanto é bom servi-lo, pois é uma forma de retribuir tudo de bom que Ele fez para nós e as graças que temos em nossa vida vem através Dele, onde é uma forma de estar disponível para servi-lo com muito amor e graça. É um chamado de Deus. “Vem e segue-me”. Então chamaremos esses nossos irmãos para dar continuidade ao projeto de Deus como agradecimento ao chamado a vida e acolhê-los de braços aberto com carinho e alegria.

Para finalizar a Regina deixou uma mensagem para todos os leigos da Diocese:

Regina: "Agradeço e peço oração para quem assume especificamente a missão laical em sua vida, na Igreja e na Sociedade. É para todos nós que somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo, que coordenam nossas comunidades eclesiais, exercem o ministério da Catequese, animam nossas celebrações litúrgicas, atuam como ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, visitam os doentes e abandonados, ajudam os pobres, animam e confortam com suas palavras e amizade os que passam por dificuldades, compartilham a mensagem de Jesus e entusiasmam seus irmãos e irmãs no seguimento de Jesus.

Que sempre brilhe diante dos seus olhos e nos seus corações a beleza da vocação leiga, que consiste em viver o Evangelho de Jesus e em proclamar ao mundo que é possível viver o que Deus sonhou para todos (de sermos felizes no AMOR) no cotidiano da vida: na família, no ambiente de trabalho e de estudo, nos momentos de lazer, na rua, nos meios de transporte, nas redes sociais.

Parabéns e Felicidades a todos vocês, Leigos e Leigas de nossa Diocese e do mundo, que prestam serviço para o bem da humanidade, a fim de que o Reino de Deus se instaure e seja acolhido dentro de cada um de nós!"