Rito do Juramento de Fidelidade e Profissão de Fé acontece no fim de semana

No último sábado (21) aconteceu na Co-Catedral Nossa Senhora das Graças, em Volta Redonda, o rito do Juramento e Profissão de Fé do seminarista Mayron José Alexandre Pereira, que será ordenado Diácono em Setembro. Estiveram presentes o bispo diocesano, dom Luiz Henrique, o reitor do Seminário Diocesano Santo Oscar Romero, padre Carlos Alberto Júnior, o reitor do Seminário Propedêutico Sagrada Família, padre Sérgio Brandão, o vigário geral da Diocese, padre Silvio Rafael Juliano e o mestre de cerimônias, padre Carlos Henrique Ferreira.

O rito refere-se ao compromisso solene, pessoal, pronunciado em público com uma fórmula específica, como explicou Mayron. “No âmbito eclesial, tal ato se faz toda vez que, em nome da Igreja, irá exercer algum ofício a fim de expressar a fidelidade com que se irá exercê-lo e a comunhão com a missão da Igreja, que será continuada a partir do serviço assumido, no caso do Mayron,à exemplo de Cristo-servo, o ministério Diaconal. Ao mesmo tempo, acrescenta-se a profissão de fé. Desde seu início, a Igreja professou a fé no Senhor crucificado e ressuscitado, reunindo em algumas fórmulas o conteúdo do seu crer, o que chamamos de "símbolo". Como recorda a nota doutrinal da Congregação para a doutrina da fé sobre a "Professio Fidei", essas fórmulas permitem "dar vida àquela ininterrupta proclamação de fé com que a Igreja transmitiu, tanto o que havia recebido dos lábios e das obras de Cristo, como o que aprendera por inspiração do Espírito Santo." Portanto, ao fazer o juramento e a profissão de fé, declaro exercer o ministério diaconal, em nome da Igreja, em comunhão com sua missão, proclamando a mesma fé conservada intacta, perene e viva pela missão apostólica”, disse.

Para o futuro diácono despertou-se dois sentimentos naquele momento. “O primeiro deles, a pequenez que é fortalecida e sustentada pela infinita graça de Deus. Uma pequenez e fragilidade que está disposta a doar-se e deseja ser instrumento nas mãos de Deus em favor dos irmãos e irmãs. O segundo sentimento é o da fidelidade: pedida pela Santa Igreja, buscada constantemente na minha caminhada vocacional até aqui e, a partir de então, tornada compromisso a ser levado com sinceridade de coração. Ele ainda completou pedindo as orações da Igreja Diocesana. “ Como dizia o texto, 'que Deus me ajude' e que as orações de toda a comunidade Diocesana me acompanhem no exercício do ministério diaconal”, finalizou.

A ordenação diaconal do seminarista está marcada para o dia 11 de setembro, às 10h, na Igreja São Sebastião, em Resende, por agendamento pelo telefone (24) 981501113. A santa missa também será transmitida pela rádio Sintonia do Vale 98,9 FM e nas redes sociais da Diocese.