Mês Vocacional: Dia do Catequista

Quando o mês de agosto tem cinco domingos, a Igreja celebra o Dia do Catequista no último, como neste ano, que será celebrado no dia. Em maio, o Papa Francisco anunciou a criação do Motu próprio “Antiquum ministerium” com o qual instituiu o ministério dos catequistas. O Sumo Pontíficie explica que a catequese não é um trabalho, mas uma vocação. Ser catequista, esta é a vocação, não trabalhar como catequista". Esta semana a Diocese conversou com Vera Lúcia, da paróquia Santa Cruz, em Mendes, que é catequista há 14 anos em sua comunidade.

Leia a entrevista completa:

1)    Diocese: Qual é o seu nome?

Resposta: Vera Lúcia Berião Nascimento

2)    Diocese: Qual é a paróquia e comunidade?

Resposta: Paróquia Santa Cruz- Mendes, Comunidade São Jorge

3)    Diocese: Há quantos anos é catequista?

Resposta: 14 anos

4)    Diocese: Como descreve a vocação do catequista?

Resposta: A vocação do catequista consiste em viver decididamente a fé no seguimento de Jesus Cristo, que vai ao encontro na vida dos catequizandos conhecendo a realidade das famílias e inserindo-os na participação ativa na igreja.

5)    Diocese: Há um planejamento do conteúdo a ser ensinado às crianças nesse tempo de preparação?

Resposta: Sim! Os encontros de formação acontecem semanalmente, na Capela de São Jorge. Materiais de apoio: Bíblia Sagrada, livros de apoio, de acordo a etapa do catequizando.

6)    Diocese: Qual a diferença na catequese de crianças, jovens e adultos?

Resposta: A Catequese dos adultos se diferencia no catecumenato que passa por um processo de formação realizado em etapas: Pré Catecumenato, Catecumenato, Tempo de Purificação e Iluminação e Mistagogia, onde os Ritos marcam uma passagem para outra. Os encontros entre os catequistas e catecúmenos ocorrem na comunidade, antes ou depois da missa ou celebração. No entanto, há grande flexibilidade para atendimento das particularidades de cada catecúmeno. Todos os meses o grupo de catequistas e catecúmenos da paróquia se reúnem em um encontro, onde um tema central é discutido. É uma catequese permanente que continua o processo de amadurecimento na fé na vida cristã.

7)    Diocese: A partir de qual idade a criança pode fazer catequese? E se for adulto, o que deve fazer?

Resposta: A partir dos 7 anos .Os jovens e adultos maiores de 18 anos que ainda não receberam os sacramentos do Batismo, Eucaristia ou Crisma  devem procurar informações na Comunidade do seu bairro ou na sua Paróquia. E nós catequistas devemos sempre chamá-los para participarem na comunidade e assim despertar o interesse para entrarem no catecumenato.

8)    Diocese: Por que quis se tornar catequista?

Resposta: Foi um chamado de Deus na minha vida, por meio do pároco no momento que estava participando da Santa Missa em honra ao padroeiro da comunidade onde resido.

9)    Diocese: Quais os principais desafios de um catequista?

Resposta: Os principais desafios são: a escassez de catequistas e a família dos catequizandos. A realidade em que elas se apresentam à nós é muito heterogênea. A estrutura familiar, a formação cultural, o modo de educar os filhos, as condições socioeconômicas, as influências da mídia, positiva ou negativamente, e as vivências plurais e, por vezes nenhuma, da religião compõem um mosaico muito complexo das famílias hoje. Exige-se, cada vez mais, que o catequista dialogue comunitariamente sobre essas questões, busque boa formação e tenha muita criatividade.

10) Diocese: Alguém que sinta o chamado a ser catequista, o que deve fazer?

Resposta: Deve estar disposto, de corpo e alma, ser uma pessoa de referência dentro de sua comunidade, ter recebido os sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma, ter vida sacramental e litúrgica testemunhando, assim, a sua participação na comunidade, comprometer-se em aprimorar a sua formação e ter disponibilidade de tempo para participar das atividades da catequese, fazendo uma programação que priorize: a formação, a preparação dos encontros catequéticos, a participação em reuniões e em celebrações litúrgicas.

Que o testemunho da Vera desperte em muitos corações o chamado ao ministério da Catequese. Que ajudem a Evangelizar a Palavra do Senhor a todos, desde os mais novos até os mais velhos.

Rezemos pelos catequistas de nossa Diocese!