Dedicação do altar acontece na Igreja Santo Agostinho

No último sábado (28) aconteceu na paróquia Santo Agostinho, em Volta Redonda, o rito da Dedicação do altar, a bênção do novo ambão e da Capela do Santíssimo. O bispo diocesano, dom Luiz Henrique esteve presente e presidiu a santa missa, também participaram os padres Raphael Duque, Carlos Henrique Ferreira, padre Rafael Ferreira e o diácono Sinésio Felício. O rito simboliza o destaque dado aquele espaço de respeito e feito para a liturgia e o culto.

A decisão pela dedicação do altar da comunidade se deu em virtude de não se ter provas de que o altar tenha sido dedicado no passado, como explica o pároco, padre Raphael Duque. “No nosso caso não existia comprovação histórica da comunidade que já tem 65 anos, que aquele altar havia sido dedicado. Como não tivemos comprovação histórica, nem relatos que isso tivesse acontecido no passado decidimos fazer”.

Para o pároco e toda a comunidade foi um momento de muitas graças e que merece ser valorizado. “Foi lindo, o rito é riquíssimo de simbolismo. Para todos nós foi uma alegria, todos ficaram concentrados e orantes acompanhando. A gente precisa participar desses momentos que são ritos da Igreja Católica e que temos que valorizar”, disse padre Raphael Duque.

A Igreja Santo Agostinho possui 65 anos e o altar dedicado foi o primeiro da capela, alguns anos após a sua construção foi colocado outro, porém retornaram ao primeiro. Foi apenas em 2015 que a Igreja Santo Agostinho foi instituída como paróquia. No dia 28 também foi celebrado o dia em honra ao padroeiro Santo Agostinho, encerrando as festividades da paróquia.

Créditos: PASCOM