Projeto Proteger tem início na paróquia Santo Antônio de Pádua

A paróquia Santo Antônio de Pádua, em Barra Mansa, deu início um novo projeto em agosto: Projeto Proteger. A iniciativa é voltada às mães gestantes, que possuem renda familiar de até dois salários mínimos e que estejam cadastradas no Bolsa Saúde do bairro, fazendo acompanhamento mensal do pré-natal. Com a pandemia, muitas foram às gestantes que se encontraram desamparadas, o desemprego, a falta de recursos financeiros, o projeto visa justamente o acolhimento das jovens para que a gravidez seja segura e que ela esteja informada sobre o que for necessário para a criação de seu filho.

A ideia da criação do projeto partiu da paroquiana Marlene Ribeiro, após a Campanha da Fraternidade 2020 com o tema: “Viu teve compaixão e cuidou dele”. Ela viu a oportunidade de ajudar às inúmeras gestantes da paróquia. “Ao ver nas comunidades da paróquia a necessidade de um apoio às mães jovens, com auxílio psicológico e orientações,  partilhou com um grupo de catequistas as quais abraçaram o Projeto”, disse. O pároco, padre Deivi Santana disse que para ele é uma alegria muito grande acompanhar o projeto. “O Projeto Proteger visa acolher a gestantes jovens, que muitas das vezes são solteiras e carentes, que vivem nos bairros de nossa paróquia. Enquanto pároco fico muito feliz do desejo ter partido de próprias paroquianas após a Campanha da Fraternidade. Isso me alegra muito porque outras pessoas também se sensibilizaram com a causa, conhecem gestantes que precisam e se dedicam a ajudar também”.

Semanalmente haverá reunião no salão da Igreja, como explica o padre Deivi Santana. “Enquanto Igreja, nas reuniões semanais teremos no salão da paróquia, onde essas mães terão ajudas psicológicas com profissionais, professores de educação física para exercícios durante a gestação, orientações e dúvidas que tiverem. Queremos justamente preparar as futuras mamães para que possam ter essa base de formação e informação para cuidar do seu bebê”. Faltando um mês para dar a luz, a mãe receberá um kit com itens para o recém-nascido.

O projeto ainda está começando, mas conta com a ajuda e generosidade dos fiéis com as doações. Para quem desejar contribuir com a causa, basta fazer a sua doação na secretaria da paróquia para os itens do kit para o recém-nascido.