Mês da Bíblia completa 50 anos no Brasil

Na Igreja o mês de setembro é dedicado a Bíblia e a sua importância para os católicos. Neste ano, em especial, o Brasil está celebrando os 50 anos do mês da Palavra de Deus. De forma histórica, é possível traçar uma linha do tempo referente à trajetória ao quinquagésimo ano celebrado no país.

Foi em 1971 que se teve a ideia de celebrar o Mês da Bíblia em setembro, porque o dia 30 é celebrado a memória de São Jerônimo, santo que traduziu a Bíblia para o latim, no século V a pedido do Papa Dâmaso. Essa iniciativa ecumênica nasceu em Belo Horizonte, quando preparavam a semana bíblica, no mês de setembro. Porém, só no período de 1974 a 1975, que se expandiu em nível nacional, com apoio do SAB (Serviço de Animação Bíblica), tendo como objetivo manter o mês da bíblia.

Para os agentes da Animação Bíblica de Pastoral da Diocese, a Palavra de Deus possui uma importância fundamental na caminhada enquanto fiéis. “Deus escreveu dois livros: O primeiro é a Vida e o segundo é a Bíblia. Bíblia e Vida. Minha leitura bíblica me compromete com vida? Esta é a pergunta que devemos fazer a nós mesmos. Conhecimento bíblico sem comprometimento com a defesa da vida não muda a realidade”, disseram.

A comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB preparou um selo comemorativo, baseado no tema da Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema: “todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). A escolha foi pensada a partir da carta escrita por Paulo às comunidades da Galacia. “A Carta aos Gálatas é uma carta pessoal de Paulo, pois não cita nenhum nome da equipe missionária na introdução, entra direto no assunto”, explica os membros da ABP diocesana. Eles ainda completaram pontuando sobre o que Paulo falaria hoje para a realidade atual. “Nós, por questão de fé, não podemos desanimar na prática do bem. Não podemos duvidar de que o bem deve prevalecer. Não podemos acreditar que a morte, a violência, a pobreza e a fome são normais. Diante dessa dura realidade encontramos essa forma de estudo e reflexão da bíblia. Como seria bom se pudéssemos estar juntos dialogando, refletindo, convivendo. Todos nós temos dificuldades, problemas que enfrentamos, mas todos também temos dons, alegrias, bons momentos e motivos para agradecer. Hoje ao tocarmos na Carta de Paulo aos Gálatas temos um bom motivo para agradecermos”.

No dia 20 de setembro será realizada nas redes sociais da Diocese uma live comemorativa organizada pela ABP, a partir das 15h.

Para mais informações entre em contato com os agentes da Animação Bíblica.

Atividades

A fim de fomentar a presença bíblica nas paróquias e comunidades da Diocese, durante o mês estão sendo organizadas atividades que despertem nos fiéis a conscientização pela intimidade com a Palavra de Deus. As ações serão realizadas com as crianças e adolescentes da catequese, por meio  da produção de um desenho feito pelos catequizandos a partir da reflexão da Carta aos Gálatas, veja as orientações a seguir:

- Use o tamanho da folha A4, branca, ajuda na construção da imagem sem interferir na sua criação;

- Faça o desenho na folha na horizontal para facilitar na visualização da

Imagem;

- Tire a foto em local iluminado. Cuidado com as sombras, para que consigamos ver toda a obra;

- Envie a foto pelo WhatsApp do integrante da Comissão Diocesana da ABP, responsável pela organização das produções: Felipe, (24) 9 9994-4348