Ordenação diaconal acontece no sábado

No último sábado (11) aconteceu a ordenação diaconal de Mayron José Alexandre Pereira, na Igreja São Sebastião, em Resende. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, dom Luiz Henrique. Também esteve presente o bispo Emérito, dom João Maria Messi, representantes do clero, familiares e amigos do diácono.

Em virtude da pandemia, não foi possível a participação de todos os fiéis, mas todos puderem acompanhar de casa pelas redes sociais e pela rádio Sintonia do Vale. A ocasião foi um marco para a Diocese e também para o bispo diocesano, dom Luiz Henrique,    que celebrou a sua primeira ordenação na Diocese. “É uma alegria muito grande, pois para o bispo poder ordenar futuros diáconos e futuros padres, isso nos enche de grande satisfação, pois procuramos tentar cumprir nossa missão na Diocese, que é prover o povo de Deus com ministros para servi-los. Este é o primeiro diácono que estou ordenando na Diocese, mas que venham muito mais. Que Deus suscite em nossa Diocese muitas boas e autenticas vocações para o serviço ao povo de Deus”, alegrou-se dom Luiz.

Para o diácono Mayron José foi uma felicidade poder ser ordenado no mês do jubileu de diamante de sua paróquia de origem. “É motivo de grande alegria, primeiramente, porque minha paróquia está celebrando 60 anos de caminhada, então considero esta ordenação uma continuidade dessa grande festa de jubileu de diamante. Para mim, foi uma grande graça ser ordenado aqui onde muitas vezes fui enviado em missão e hoje, mais uma vez, fui enviado em serviço ao povo de Deus pelo diaconato”, disse.

Como lema diaconal foi escolhido o versículo: “Servo vosso, por amor a Jesus Cristo” (2 Cor 4,5), que para o diácono Mayron possui um significado  muito especial. “A escolha do lema é sempre fruto de oração e ele norteia toda uma caminhada que se inicia. Os dois elementos chaves do meu lema: o serviço e o amor a Jesus Cristo. O amor D’Ele, que por mim escolheu, e amor a Ele, por isso quero testemunhar e anuncia-los a tantos irmãos”, contou.

Durante sua caminhada no Seminário Diocesano Santo Oscar Romero, o novo diácono foi acompanhado pelo reitor padre Carlos Alberto Júnior, que concelebrou a sua primeira ordenação como reitor. “É um sentimento de grande alegria que não conseguimos expressar todo esse sentimento. Meu sentimento é de gratidão a Deus por tê-lo chamado ao serviço e por ouvir da parte do seminarista, hoje diácono Mayron, o seu sim a Deus e a Igreja. É uma felicidade grandiosa por estar colhendo este primeiro fruto no seminário diocesano desse período formativo, desde que assumi como reitor do seminário”, expressou o padre Carlos Alberto.

Em suas palavras, dom Luiz Henrique ressaltou a importância do serviço vocacional desenvolvido na Diocese pelos bispos anteriores. “Quero também agradecer aos novos antecessores, dom João e dom Francisco, por esse trabalho de promoção vocacional, que a gente está podendo colher os frutos e com a graça de Deus outras ordenações vão acontecer para a nossa diocese não ficar desassistida de padres e diáconos”.

O diácono Mayron até dezembro colaborará aos fins de semana na paróquia Sagrada Família, em Resende, sua paróquia de estágio pastoral e no seminário Diocesano, em Petrópolis, durante a semana.