Clero participa de formação em Arrozal

Nos dias 27 e 28 os padres e diáconos da Diocese estiveram participando da formação permanente no Centro Pastoral Diocesano de Arrozal. O encontro está sendo assessorado pelo padre Fábio Balbino, da paróquia São Francisco de Assis, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que abordou sobre o Missal Romano, enquanto fonte litúrgica para uso pastoral frutuoso e eficaz.

O encontro para atualização do clero ocorre anualmente, como é pedido pela Igreja, e é um momento de estudo, como explica o bispo diocesano, dom Luiz Henrique. “A importância se dá por conta dos documentos do Magistério que muito incentivam formação permanente do clero”.

O palestrante, padre Fábio Balbino, explicou que foi realizado um trabalho aprofundado no Missal Romano. “Fizemos um trabalho a respeito do Missal Romano, enquanto fonte litúrgica para uso pastoral frutuoso e eficaz, esse é o tema que vamos então desdobramos em diversas partes. Primeiro nós fizemos um percurso pela história do Missal e num segundo momento uma análise dos textos litúrgicos que encontramos no Missal. Depois pudemos observar a teologia que divergem nesses textos e as diversas menções que envolvem a vida comunitária e pastoral”.

Rezemos pelo clero de nossa Diocese!