Paróquia Santo Antônio-Lídice promove catequese familiar

A paróquia Santo Antônio, em Lídice, iniciou a Catequese Familiar, voltada para as crianças que ainda não fizeram a primeira eucaristia. O projeto visa o envolvimento das famílias nas atividades da catequese, de modo que aos domingos todos participem da missa da catequese familiar e as famílias separem uma hora do seu dia para rezarem juntos.

A catequista, Thalita Batista, contou que é uma oportunidade das famílias serem convertidas e se unirem em Cristo. “É um caminho de inspiração catecumenal, que não se limita somente à celebração do sacramento, mas que tem como chamado a conversão e o discipulado, de levar as famílias a ter um encontro pessoal com o Senhor, ou seja, não apenas o catequizando, mas a sua família também”. Ela ainda completou pontuando sobre ter um diálogo da família e a igreja. “Nosso objetivo não é apenas levar o sacramento às crianças, mas sim levar a essas famílias a despertar, de ter um caminho de conversão e de fazer de suas casas um verdadeiro templo doméstico”.

O acolhimento dos interessados em participar ocorre sempre aos domingos e o início da catequese é no primeiro domingo do advento. O acompanhamento dura três anos e neste período os catequizandos são convidados a participar de retiros, novenas e momentos de oração na paróquia. Thalita disse que a proposta veio do pároco em aproximar os familiares da rotina da catequese. “A ideia surgiu por iniciativa do pároco, padre Nani, de modo que a família seja os primeiros catequistas de seus filhos. As catequistas da catequese familiar são apoio às famílias, para que elas compreendam esse chamado”. As catequistas trabalham os sacramentos, mandamentos, vida dos santos, de modo que apresente a Igreja aos mais jovens.

Para participar as famílias devem procurar a secretaria da paróquia para se informar sobre as inscrições. As crianças devem ter a partir dos nove anos completos.