Comunidades Nossa Senhora Aparecida celebram dia da padroeira

Na última terça-feira (12) foi celebrado o dia em honra a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Na Diocese, ao todo, 31 comunidades são dedicadas à santa e tiveram uma programação especial para a data. O bispo diocesano, dom Luiz Henrique, presidiu a santa missa às 09h na comunidade Nossa Senhora Aparecida, da paróquia São Sebastião-VR, às 12h, na comunidade do bairro São João, da paróquia Santa Cecília-VR e às 18h em Penedo, na comunidade da paróquia São José.

Em sua homilia, dom Luiz Henrique disse da importância de Maria para os católicos. “A Igreja de modo muito especial quer destacar a figura de Maria, ao longo do ano temos muitas celebrações marianas, pois o povo católico tem um carinho tão grande para com a Mãe de Jesus e atribuiu a ela vários títulos”.

Ele ainda completou que a aparição de Maria em 1717 para os pescadores é uma oportunidade de toda a Igreja ser restaurada em Cristo, recomeçar. “Para nós, brasileiros, é apresentada a figura de Maria intercessora, que se compadece, nas aparições de Nossa Senhora. Ela foi encontrada no Rio Paraíba do Sul em um momento de necessidade, os pescadores precisando atender a solicitação para um jantar para um nobre português, não conseguindo nada, preocupados, mas homens de muita fé. Antes da pesca milagrosa, eles encontram uma imagem sem a cabeça e depois algo inusitado, eu imagino, a pequenina cabeça no fundo. Nossa Senhora aparece fragmentada para dizer que a nação e povo brasileiro precisam ser reconstruídos, nossa vida precisa ser restaurada em Cristo”.

Este ano os fiéis puderam participar presencialmente dos festejos em honra a padroeira e muitas comunidades promoveram a tradicional carreata pelas ruas dos municípios, como, por exemplo, em Mendes e Resende.

Créditos: PASCOM das paróquias