Tema da Campanha da Fraternidade 2022 é apresentado aos Bispos na Assembleia Geral

Desde o dia 12, segunda-feira, está acontecendo a 58ª Assembleia Geral da CNBB, este ano pela primeira vez de forma virtual. O evento que vai até sexta-feira, 16, está reunindo bispos de todo o Brasil para apresentar temas relevantes para o episcopado e também buscar a comunhão entre as Igrejas particulares de todo o país. Um dos assuntos discutidos foi o tema da Campanha da Fraternidade 2022, que será: “Fraternidade e Educação” e o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26).

Uma das motivações para a preparação da CF 2022 é a comemoração dos 40 anos da Pastoral da Educação no Brasil. Para melhor trabalhar a CF 2022 foram desenvolvidos sete objetivos essenciais: analisar o contexto da educação; verificar o impacto das políticas públicas na educação; identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição Cristã em vista de uma educação humanizada; refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum; estimular a organização do serviço pastoral junto às escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos; e promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

Em todas as Campanhas da Fraternidade, os assuntos propostos são trabalhados a partir do método “Ver, Julgar e Agir”. Em 2022, não será diferente, porém o “Ver” será no sentido de escutar, acolher o outro, o “agir” será no caminho para propor, sugerir ideias e o “julgar” será voltado ao discernimento, ao compreender.

Leia mais aqui.