“Cuidado por fora e por dentro” é tema de ação da Pastoral da Saúde

Mulheres da Pastoral da Saúde promovem ação no Dia D nos bairros Volta Grande e Santo Agostinho

No dia 16 de outubro, sábado, aconteceu no munícipio de Volta Redonda, o Dia D voltado para o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama. As agentes da pastoral da saúde da paróquia Santo Agostinho promoveram um dia inteiro de ações nas unidades da UBSF dos bairros Santo Agostinho e Volta Grande, incentivando a participação do maior número de mulheres na realização dos exames preventivos.

A prefeitura do munícipio fará até o mês de dezembro a campanha “Primavera Rosa”, visando a Conscientização e prevenção ao Câncer de mama e do colo de útero. Junto a ela, as agentes da pastoral da Saúde estão divulgando a ação, promovendo o incentivo ás mulheres dos bairros. Além disso, no sábado, elas estiveram presentes nas unidades, ofereceram lanches e uma lembrancinha para as pacientes que fizeram os exames. Jackeline Mendes, agente, contou que há planos para continuar as visitas. “Nesse mês  de outubro , novembro e dezembro a prefeitura vai  intensificar  exames preventivos a saúde da mulher. E continuaremos apoiando  como pastoral da saúde. Faremos  também visitas a alguns salão de beleza  falando como é importante o cuidado interno ,usamos a frase: ‘cuidando por fora e por dentro’”.

Para a equipe da pastoral é importante o acolhimento, as palavras de fé e ânimo para que as mulheres se sintam confortáveis. “Vimos o sorriso dos profissionais. Algumas mulheres chegaram tensas e com o bate papo a hora passava rápido e o exame era feito. Faziam o exame, ganhavam o lacinho e tomavam um café. Foi um momento muito prazeroso”. Mas, a missão não acaba no fim do outubro rosa, a intenção é trabalhar também para que no Novembro Azul, mês dedicado a conscientização ao câncer de próstata, dê continuidade às ações. “Pretendemos trabalhar no novembro azul. Pois, como nosso Papa Francisco nos orienta: ‘devemos ser uma igreja em saída’”, finalizou Jackeline.