Missa de finados e abertura do memorial dos falecidos acontece na Catedral

No dia 2 de novembro a Igreja Católica celebra o dia pelos Fiéis Defuntos, data para rezar pelos entes que já se foram. Este ano na Diocese, em preparação aos seus cem anos de criação, a celebração de finados será às 09h, na Catedral de Sant’Ana, em Barra do Piraí, presidida pelo bispo diocesano, dom Luiz Henrique. A missa será aberta aos fiéis mediante o agendamento pelo telefone (24) 2442-3457.

Além da missa, haverá a abertura e apresentação do memorial em homenagem aos falecidos pela pandemia da Covid-19 e as demais fatalidades que acometeram os fiéis ao longo dos anos. A lembrança ficará na área externa da igreja, onde ficará o monólito e as placas em homenagem aos fiéis.

Para quem não puder participar presencialmente, poderá acompanhar nas redes sociais da Diocese e na rádio Sintonia do Vale 98,9FM.

Sobre o Memorial

O gesto faz menção ao atual momento que o mundo vem sofrendo, mas também remete há cem anos, antes da criação da Diocese. Dentre os anos 1918 a 1919 viveu-se a pandemia da Gripe Espanhola, que foi responsável pela morte de 50 a 100 milhões de pessoas. Suas consequências tanto sociais, quanto econômicas afetaram todo mundo e a região Sul Fluminense não foi poupada.

Neste cenário a Igreja do Brasil buscava uma maior presença em meio da sociedade. O papa Pio XI sensível a essa necessidade cria através da Bula Pontifícia Ad Supremum Apostolicae Sedis a Diocese de Barra do Piraí em 4 de dezembro de 1922.

Atualmente, próximos das comemorações de seu centenário uma nova pandemia assolou o mundo, a pandemia da COVID-19 tem imposto dificuldades e restrições, como que desafiando a Igreja de Barra do Piraí- Volta Redonda a relembrar o caráter profético que marcou seu nascimento e vários momentos de sua história. Novamente se fez necessário que a Igreja fosse presença consoladora nestas terras, assim como em seu nascimento.