DNJ 2021 acontece por meio de live

O quarto domingo de outubro é marcado pelo Dia Nacional da Juventude, este ano a data foi celebrada no dia 24, no formato de live nas redes sociais da Diocese. O encontro começou às 15h com a presença de representações da juventude das regiões pastorais e o encerramento foi às 19h, com a santa missa presidida por dom Luiz Henrique. Mais uma vez, assim como no ano passado, o DNJ foi realizado de forma virtual, conduzido pela equipe do Setor Juventude. A equipe foi acolhida na comunidade São Pedro, bairro Cajueiro em Barra Mansa, que faz parte do Setor 2 da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Conforto em Volta Redonda.

Para Mariana Palmeira, que faz parte do setor juventude, foi um dia de muito aprendizado e unidade. “Foi um momento muito especial, de partilha, reflexão, animação e oração, organizado com muito carinho por toda a equipe do Setor Juventude. É muito importante ressaltar nesse ano todo o empenho da equipe, do padre Tiago, a chegada de novas expressões juvenis pra somar nesse processo e a importância de celebrarmos a unidade em comunhão com toda a juventude da nossa Diocese”.

Dentro da programação aconteceram momentos de animação, oração, roda de conversa e uma entrevista sobre a Fratelli Tutti. “Nós trouxemos como tema a última encíclica lançada pelo Papa Francisco, a Fratelli Tutti, que vem na direção do tema do DNJ desse ano "Que sejam um!". Raone, que é membro da nossa equipe e professor de História nos explicou no dia de ontem que na Fratelli Tutti o papa Francisco fala dessa unidade que deve existir entre nós, da fraternidade e da nossa responsabilidade enquanto cristão e cristãs de construir um mundo mais justo, mas digno e mais fraterno para todos, especialmente aos mais pobres e excluídos, que são a opção primeira de Jesus e também deve ser a nossa”, explicou Mariana.

A expectativa é que no próximo ano o DNJ seja presencial e conte com a participação dos jovens de todas as paróquias e comunidades da Diocese. Para a equipe da juventude o balanço do encontro deste ano foi positivo e os planos para 2022 é ser ainda melhor. “É sempre muito especial estar em comunhão com as expressões juvenis da nossa diocese. A cada evento, a cada reunião, a cada encontro, eu aprendo um pouco mais com eles e renovo as esperanças na caminhada. A juventude é a nossa esperança de dias melhores, de um mundo melhor e de uma Igreja mais aberta ao diálogo e à unidade. Construir o DNJ em comunhão nos mostra que, como membros do mesmo corpo que é a Igreja, nós podemos sim caminhar juntos em prol da evangelização da juventude, partilhar nossas angústias, nossas desafios, nossos problemas, mas também nossas vidas e nossas alegrias”, concluiu Mariana.