Seminaristas recebem ministério do leitor

No domingo (24) aconteceu na Igreja São Paulo Apóstolo, em Volta Redonda, a missa da Instituição do Ministério do Leitorato dos seminaristas Lucas José e Lucas Krauss, do Seminário Diocesano Santo Oscar Romero. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, dom Luiz Henrique,  reitor do seminário, padre Carlos Alberto Júnior, pároco da paróquia, padre Alcides Alves, mestre de cerimônias diocesano, padre Carlos Henrique Ferreira e os padres Francisco Alves, Antônio Carlos Aguiar e Rafael Ferreira.

O ministério do leitor é concedido aos seminaristas quando estão no segundo ano de teologia. Ao leitor é conferido à instituição do serviço da mesa da Palavra. Em suas palavras, dom Luiz Henrique destacou a felicidade em conceder aos jovens o ministério. “Motivo de alegria para toda a comunidade, para o seminário Santo Oscar Romero e o Propedêutico desta importante etapa da caminhada formativa. Vamos nos unir aos dois seminaristas para que perseverem cada vez mais nessa entrega e dedicação ao reino do chamado do Senhor”. O convite feito por Deus ao chamado na vida da Igreja é individual, após a realização do discernimento. “Evidentemente o discernimento deste chamado é realmente vontade de Deus, parte da Igreja, não é um compromisso que assumimos por nosso capricho, pelo contrário é uma convocação do Senhor, que nós discernimos em nosso coração através das orientações da Igreja”, explicou dom Luiz.

Em sua homília, dom Luiz aconselhou os futuros padres. “Não sejamos meros expectadores de um mundo que está cada vez mais distante de Deus, é preocupante isso. Vai enfraquecendo a mensagem da Igreja, a Igreja vai sendo atacada continuamente e cabe a nós, os padres da próxima geração serão os padres que muito precisarão dar esse testemunho. Uma mensagem autêntica, audível e não diluída, não adocicada perante o mundo”, acrescentou.

O próximo passo da caminhada formativa dos dois seminaristas é a instituição do acolitato. Para os jovens foi um dia de muita Graça e alegria. “Tem um significado enorme, pois Deus nos confia a responsabilidade de sermos anunciadores da sua Palavra na missa, através da proclamação, e na vida através do testemunho daquilo que nos lábios anunciam ao proclamar a Santa Palavra de Deus. assim como todos os dias esse dia foi único, porém com uma graça maior pelo mistério que Deus nos concedeu. Que para eu é sinal do amor e da graça de Deus para nós e o maior sinal que vejo é o da confiança que Deus deposita em nós, pois mesmo sabendo das nossas limitações e Ele simplesmente nos confiou tal responsabilidade”, contou Lucas José .