V Jornada Mundial dos Pobres acontece na segunda semana de novembro

A V Jornada Mundial dos Pobres será dos dias 6 a 14 de novembro, com o tema: “Sentes compaixão?” e o lema: “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7)Na Diocese, foi promovido um encontro formativo em preparação, no dia 9 de outubro, no Bispado em Volta Redonda, assessorado pelo Diácono Mussolini de São Gonçalo e Raphael Costa da Cáritas Nacional, ambos da equipe da Comissão do Leste I das Pastorais e Movimentos Sociais. O encontro contou com a participação das pastorais e movimentos diocesanos, como também representantes das quatro regiões pastorais.

A iniciativa teve como objetivo promover a mobilização e preparação para a V Jornada Mundial dos Pobres nas paróquias e comunidades. A coordenadora diocesana das pastorais sociais, Clemilde Dalbone, explicou que foi uma oportunidade de refletir sobre as ações já promovidas nesta Igreja Particular.  “Tendo em vista tantas ações na Diocese, ampliou-se a discussão para valorizar as atividades já existentes nas comunidades, paroquias e pastorais, enfatizando o despertar da solidariedade para com os pobres: visitas domiciliares, acompanhamentos aos familiares dos detentos, visitas às casas de repouso para idosos, distribuição de refeições e café da manha para a população em situação de rua, recolhimento de doações de mantimentos e outras tantas ações fortalecedoras de solidariedade”, pontuou.

Segue algumas propostas do encontro do dia 9, que podem ser colocadas em prática nesta próxima semana:

1)    É preciso deixar de entregar para alguns o trabalho de solidariedade que é de todos- afeto aos pobres é responsabilidade comum e compromisso de amor efetivo de todos;

2)    É preciso deixar de entregar para alguns o trabalho de solidariedade que é de todos- afeto aos pobres é responsabilidade comum e compromisso de amor efetivo de todos;

3)   Criar ou aumentar a sensibilização eclesial ao mundo dos pobres: suas vulnerabilidades e necessidades locais;

4) Dar a conhecer o que se faz nos grupos e comunidades- ações de defesa da vida;

5) Cuidar da espiritualidade;

6) Promover encontros com os diáconos permanentes: Serviço aos mais pobres;

7) Revitalizar as pastorais sociais e serviços aos mais pobres: Rejuvenescer/ renovar lideranças nas pastorais sociais;

8) Incentivar a juventude a participar das Pastorais Sociais e lutas pelas causas dos pobres;

9) Promover ações em comum e articular Pastoral de rua, Pastoral da Sobriedade e Pastoral da Mulher Marginalizada;

10) Aprofundar as causas da pobreza e interceder pela retomada da cidadania através de políticas públicas que resgate a dignidade da pessoa e os direitos sociais;

11)    Despertar a consciência e envolver compromisso permanente pela Dignidade Humana;

12) Ir além de levar coisas. Aproximar, sentir compaixão e cuidar dos pobres. Promover Encontro e Escuta das pessoas excluídas;

13) Apoiar a Pastoral da Sobriedade e processo de tratamento de dependência química;

14) Solicitação e apelo às empresas para doação de alimentos;

15)  Conectar pessoas com experiência em reciclagem;

16) Organizar geladeiras ou varal solidário;

17)  Dia do Irmão (partilha, conversa e almoço);

18)  Incentivar cadastramentos das famílias junto ao CRAS- programas sociais;

19) Criar e apoiar Hortas Comunitárias;

20)  Distribuição de mudas e plantas para cultivo. Trocas e vendas de produtos;

21)  Fortalecimento e apoio da Pastoral Carcerária.

Muitas Paroquias estarão celebrando ou mesmo tendo ações que são durante esta semana de vivência fraterna, como são os casos das paróquias Santo Agostinho, em Volta Redonda e Santa Cruz, em Barra Mansa.

a)    a) Paroquia Santo Agostinho convida para a Celebração Eucarística no dia 14, às 19h, onde o padre Raphael Duque fará um momento de partilha das ações desenvolvidas pelas pastorais e movimentos da paróquia.

b)    b)Paróquia Santa Cruz estará durante a semana em campanha de alimento não perecíveis. Os diáconos e grupo dos vicentinos estarão passando nas principais ruas dos bairros que pertencem à paróquia.

C) Paróquia Santo Antônio, Lídice, estará arrecadando alimentos dos dias 6 a 14 de novembro em todas missas e celebrações.

Participe!