Assembleia diocesana acontece no fim de semana

No último sábado, dia 6, foi realizada na igreja Sagrado Coração de Jesus, em Barra Mansa, a Assembleia Diocesana. Diferente das outras edições, este ano o evento foi em apenas um dia e contou com a presença de cerca de 70 pessoas, representantes das regiões pastorais e do clero.

Dentre os assuntos tratados, abordou-se a apresentação sobre o Sínodo dos bispos, que teve sua abertura diocesana no dia 17 de outubro, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Volta Redonda. Esse processo sinodal ele nasceu, ou pelo menos este Sínodo que vai acontecer em 2023, começou a ser gestado no ano de 2015, na verdade a partir da promulgação do documento do Papa Francisco, no qual o Sumo Pontífice alterou a configuração do Sínodo dos bispos para toda a Igreja Universal, como explica o padre José Antônio Perry. “Sempre houve essa preparação que é precedida pela consulta. A consulta das constâncias da Igreja sempre aconteceu, o porquê deste sínodo dos bispos de 2023, esta consultação está sendo ampla: o primeiro motivo é justamente por causa do tema do Sínodo, que trabalhará a sinodalidade, que significa o caminhar junto da Igreja”.

Além disso, conversou-se também sobre a abertura do ano do Centenário na Diocese e a programação prevista. Este foi um momento de diálogo com as regiões pastorais, para apresentar como será o próximo ano pastoral da Diocese. Também foi pauta, o processo de reabertura das comunidades, em virtude da pandemia, muitas foram as pessoas que se afastaram e agora o questionamento que fica é como está se dando esse retorno do povo. “Como ser Igreja numa realidade pós-pandemia, diante de desafios nossos de missionariedade? Como o nosso povo reagirá nessa retomada? É claro que uma coisa importante para a gente ressaltar, é que em nossas comunidades não poderão faltar o cuidado com as pessoas, o acolhimento, o amor, ouvir os anseios e as dúvidas”, explicou o bispo diocesano, dom Luiz Henrique.

Rezemos pelo o próximo ano pastoral e por toda nossa Diocese!