Equipe diocesana da ABP se reúne para Encontro anual

Na última segunda-feira (15) aconteceu o Encontro Anual da Equipe Diocesana da Animação Bíblica de Pastoral, com a participação de alguns convidados de cada região. Reunidos em Barra Mansa, no bairro Colônia, os cinco representantes de cada região pastoral dedicaram-se à análise dos três anos de caminhada, ao fechar o Ciclo litúrgico A-B-C de aprofundamento dos evangelhos de domingo.

Nesta data também foi definido que o próximo livro bíblico que será estudado nos encontros bíblicos serão os Salmos, como explica o coordenador diocesano da pastoral, Rogério Paiva. “Não podemos esquecer que o ano de dois mil e vinte e dois será um momento especial na vida e na caminhada das comunidades de nossa querida Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. Celebraremos o centenário da Diocese que tem como tema: Memória, Gratidão e Missão; iluminado pelo lema que norteará as celebrações: Rendei graças ao Senhor. Anunciai as suas obras (Sl 105,1). Nesse contexto, iluminados pelo Salmo 105 que nos ajudará a vivenciar o centenário de nossa Igreja diocesana apresentamos a proposta dos encontros semanais para os nossos grupos de animação bíblica. Seremos provocadas e provocados a nos encontrar em torno da Palavra de Deus refletindo os Salmos propostos pela liturgia dominical”. Ele ainda completou pontuando que o novo estudo será um verdadeiro processo de escuta para os fiéis. “Será um momento de escuta, de descoberta e de nos desafiarmos a conhecer a “oração” que sai da boca do Salmista para juntos refletir e aprofundar a Palavra de Deus que se faz “oração” e, pela Palavra discernir nossa missão no mundo e nos comprometer com ela! Que a Palavra de Deus rezada nos ajude a superar os desafios permanentemente experenciados e nos possibilite manter vivo o ardor da nossa missão de fazer do mundo a casa de todas e todos. “Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras? (Lc 24,32)”.

A previsão para o próximo ano é que os encontros presenciais retornem 100% e seja possível a realização de oficinas. “Retomar os encontros presenciais por região pastoral, onde for possível, criar espaços para ouvir as pessoas, inclusive com visitas às casas, para melhor escutar, realização de oficinas bíblicas nas regiões e paróquias e realizar algumas lives de aprofundamento sobre os Salmos”, pontuou Rogério.

Além da mudança no conteúdo do estudo, o subsídio também passará por algumas alterações. “Ao longo do ano de dois mil e vinte e dois, na parte introdutória de cada subsídio, ofereceremos aos grupos uma nova chave de leitura a fim de possibilitar uma maior compreensão do Livro dos Salmos. O roteiro dos encontros sofrerão pequenas adequações, para que possamos vivenciar os Salmos com maior intensidade”, explicou o coordenador. Dentre as mudanças estabelecidas, destaca-se:

* Descobrir juntos as maravilhas que brotam dos Salmos e assim criar espaços de escuta e de partilha do cotidiano;

* Propor a aproximação ao Livro dos Salmos em nossos encontros, numa atitude de comunhão com a Igreja Diocesana;

* Possibilitar, dentro de um processo de aprendizagem coletiva, a descoberta dos Salmos como a substancial experiência da oração encarnada na vida de mulheres e homens.