Dia Nacional da Consciência Negra é lembrado com missa organizada pela Pastoral Afro

No último sábado, dia 20, aconteceu na Co-Catedral de Nossa Senhora das Graças, em Volta Redonda, a Santa Missa por ocasião do Dia da Consciência Negra. Estiveram presentes membros da Pastoral Afro das quatro Regiões Pastorais da Diocese. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique, e concelebrada pelos Padres Jorge Rodrigues, José Luiz Reis e Carlos Henrique Ferreira.

Em sua saudação inicial, Dom Luiz Henrique destacou que importância da Pastoral Afro para a Igreja e para a sociedade. “Eles são os irmãos que ajudam no resgate a dignidade dos afros descendentes de nosso país; um país como o nosso, miscigenado, todos nós temos em nosso sangue essa ancestralidade africana, um povo com muito suor e lágrimas, escravizados que contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento do nosso país. Hoje, Dia da Consciência Negra, queremos reforçar, nesta liturgia, para cada um de nós o que nos diz São Paulo: Somos irmãos! Somos todos irmãos e irmãs em Cristo Jesus”. O Bispo ainda pontuou sobre a missão de combater o racismo que está enraizado no Brasil. “Nós, como Igreja, devemos sempre nos empenhar e lutar contra o odioso racismo; devemos apoiar políticas afirmativas em que todos sejam vistos como irmãos, com a mesma dignidade humana independente da cor da pele”.

O Evangelho de sábado lembrou a necessidade de o Cristão ser resistente com o que o afasta de Deus. “Ontem, no passado assim como hoje, nós precisamos estar muito atentos para resistir a tudo que nos afasta do caminho da justiça, da fraternidade e da paz, da Palavra do Evangelho. Resistência enquanto um caminho, não violento, mas um caminho de fidelidade e convicto com os valores da nossa fé”, explicou Dom Luiz Henrique durante a homilia.

A Pastoral Afro Brasileira possui presença ativa em todas as Regiões Pastorais. Na defesa permanente da vida e em comunhão com cristãos de outras e Igrejas e irmãos de outras religiões, os seus membros, motivados pela fé, dizem “sim” à superação de toda e qualquer desigualdade, discriminação e exclusão. Quem sentir-se interpelado e quiser participar da Pastoral Afro, entre em contato com a secretaria das paróquias e saiba os dias dos encontros.