Seminarista Diego Oliveira é instituído ao ministério do acolitato

No sábado, dia 20, aconteceu a Santa Missa com a instituição do Ministério de Acólito do seminarista Diego Oliveira da Silva, na Igreja Bom Jesus, em Volta Redonda. O Ministério do Acolitato atua na liturgia auxiliando o presidente da celebração.  Destinado de modo particular ao serviço do altar, o acólito há de procurar a conhecer o que diz respeito ao culto divino e compreender seu significado intimo e espiritual.

Em sua homilia, Dom Luiz Henrique explicou sobre o ministério  e a importância para a caminhada formativa dos seminaristas. “Antes das Sagradas Ordens pelo discernimento da Igreja, da equipe formativa que ajuda e auxilia o bispo neste discernimento, o seminarista deve fazer seu pedido para ser instituído. Reparem bem que a palavra ministério é o que indica serviço, todo candidato a sagrada ordem do Presbiterado tem que sempre em seu coração e em sua vida vivenciar o sentido do serviço, da entrega e da dedicação. Por isso antes das Sagradas Ordens eles são instituídos leitores e acólitos”. Ele ainda acrescentou expressando sua alegria pelo “sim” de Diego. “Estamos muito felizes com a abertura do coração do seminarista Diego, de pedir e apresentar à Igreja expressar esse desejo de continuar sua etapa formativa rumo ao ministério sacerdotal”.

Para o novo Acólito, Diego, é uma missão confiada a ele e é uma alegria muito grande poder dar mais um passo. “Para mim é uma alegria, ao mesmo tempo que uma acolhida responsável da missão que me foi confiada. Para nós que estamos no caminho de discernimento e do abraço a ordenação presbiteral, cada passo que a Igreja, em nosso pastor, Dom Luiz, auxiliado pelos presbíteros, nos concede, é a confirmação e conscientização que o chamado que discernimos, vem do Senhor. Vêm de Deus!”

Durante a caminhada formativa dos seminaristas, são concedidos a eles os ministérios do leitor e do acólito, respectivamente, o passo seguinte é a ordenação diaconal. “A próxima etapa, sobretudo, é viver com profunda seriedade, o ministério que recebi. Continuar minha preparação espiritual, acadêmica, humano-afetiva e pastoral, conforme as orientações formativas da Igreja. E futuramente, se assim a Igreja perceber sinais reais da vocação presbiteral, em mim, no momento adequado e oportuno, o próximo passo quanto a esse aspecto, é a ordenação diaconal”, explicou Diego.