Com a ajuda de emenda parlamentar, jardins da Catedral serão revitalizados

Na última semana o Deputado Federal Marcelo Freixo fez a indicação de uma emenda parlamentar para o orçamento de 2022, no valor de R$500 mil, designada para a restauração do Jardim Histórico da Catedral de Sant’Ana, em Barra do Piraí. As emendas parlamentares individuais são verbas vindas do orçamento do governo federal. Sendo assim, os parlamentares podem financiar obras ou projetos em seu Estado.

Com o intuito de preservar a memória e a história de um patrimônio arquitetônico religioso, a Diocese de Barra do Piraí- Volta Redonda iniciou os trabalhos de restauração da Catedral de Sant’Ana, cumprindo o papel de salvaguardar as experiências construídas por um povo. Para Edna Feitosa, da Comissão Diocesana de Patrimônio Histórico, a restauração é de suma importância para a preservação histórica da Diocese. “A restauração do Jardim representa uma grande conquista, pois estaremos resgatando a história da cidade e da igreja, valorizando a preservação do patrimônio histórico”.

Por enquanto, a Restauração ainda não começou, a previsão é que o projeto seja executado em 2022, ano em que a Diocese completará seus cem anos de criação. “Será um presente para a cidade de Barra do Pirai, sobretudo para Diocese de Barra do Piraí- Volta Redonda que está se preparando para comemorar o seu centenário e tem como Igreja Mãe a Catedral de Sant’Ana. O jardim da Catedral não é apenas um elemento inserido no contexto da igreja Santana, é o lugar de pertença da Comunidade”, finalizou Edna.