Seminaristas da Diocese participam do Renasem no Mato Grosso do Sul

Os seminaristas Evair Fabiano, Guilherme Henrique, Diego de Paula, Alisson Rodrigues e Carlos Gleidson, do Seminário Diocesano Santo Oscar Romero, estão participando da edição de 2022 do RENASEM, Retiro Nacional para Seminaristas, organizado pelo ministério para seminaristas que estão diretamente ligados à Renovação Carismática Católica do Brasil. Este ano, o evento começou no dia 10 de janeiro e está acontecendo em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Com o tema "Infundirei meu espírito em vós para que revivais" (Ez 37,14), o retiro reúne seminaristas de todo o país, que desejam ter uma experiência com Deus em seus diversos carismas. Evair Fabiano, um dos coordenadores diocesanos do ministério para seminaristas da RCC, pontuou que é um período de graça para os jovens: “Aqui, louvamos, proclamamos a graça de Deus em nossa vida e vocação, somos batizados no Espírito Santo, fazemos um mergulho profundo na vontade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este retiro é pensado para que os seminaristas orem, pois a vocação é alicerçada na ORAÇÃO; façam a experiência da FRATERNIDADE, pois conhecemos participantes e realidades do Brasil inteiro que estão num mesmo caminho de formação; por fim, que louvem, façam da graça recebida do Espírito uma grande FESTA”.

Este encontro não é uma graça apenas para os retirantes, mas para toda a Igreja do Brasil. “É um tempo de graça pessoal para cada participante, pois revigora em nós a força do Espírito Santo, mas, ao mesmo tempo, grande graça para a Igreja do Brasil. (Aqui temos seminaristas de todos os estados do Brasil). O RENASEM é organizado pelo ministério para seminaristas que estão diretamente ligados à RCC do Brasil. Desse modo, é também um tempo de grande efusão do Espírito Santo para a RCC de nossa diocese, que nos ajudou e intercede por nós, principalmente neste tempo”, completou Evair.

O RENASEM está em sua 42ª edição. Ao longo dos anos, muitos padres da Diocese estiveram participando durante seu período formativo no seminário, como é o caso do Padre Sérgio Brandão, que esteve presente na edição de 2007. “É muito importante a participação dos seminaristas que têm esse carisma da RCC. Lembrando que esse retiro não faz parte da formação oficial, mas aqueles que participam, com certeza, ganham uma rica experiência. Eu mesmo participei no ano de 2007 do Renasem, em Rio Bonito e foi uma experiência marcante na minha caminhada vocacional. Além de ser uma oportunidade para conhecer outras realidades e fazer novas amizades com os seminaristas de todo o Brasil que participam”, contou o padre.

O encerramento do retiro será no dia 14 de janeiro, sexta-feira.