Voluntários participam de formação para acolher os peregrinos nas visitas à Porta Santa

Na última quarta-feira, dia 12, aconteceu na Catedral de Sant’Ana, em Barra do Piraí, uma formação para os voluntários que farão a acolhida dos peregrinos à Porta Santa. Ao longo do ano, a Igreja estará recebendo fiéis de toda a Diocese em suas caravanas.

A formação foi ministrada pelo historiador Igor Manso e Maria Helena Lacerda, que contaram a história da Catedral e sobre a fundamentação bíblica e teológica da acolhida. A intenção é que, durante as visitas, a história seja contada aos peregrinos. A expectativa está grande para acolher todo o povo de Deus, como conta Maria de Lurdes Sampaio: “Para mim será uma experiência nova e eu gosto de trabalhar com a acolhida. A pessoa bem acolhida sempre vai voltar. Sentir esse amor por nossa Igreja, Nossa Senhora! Será um tempo muito bom onde a Catedral ficará aberta o dia inteiro acolhendo os fiéis que desejarem conhecer a Igreja”.

A Diocese inteira está em festa neste Ano Jubilar. Todos são convidados a visitar a "Casa da Avó", como diz, carinhosamente, Maria Helena Lacerda: “É nessa linha da Palavra de Deus, dos costumes sociais, das tradições do nosso lugar, que nós queremos receber os peregrinos. Sejam todos bem-vindos! É com o coração que os aguardamos e recebemos”.

Para quem desejar visitar a Porta Santa, a Catedral fica aberta para receber os peregrinos de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 15h às 18h50. A Instituição da Porta Santa na Diocese foi uma solicitação de Dom Luiz Henrique ao Papa Francisco, sendo esta uma forma de todo os fiéis terem a oportunidade de lucrar as indulgências plenárias durante o ano do Centenário da Diocese.