Cúria Diocesana e SEMOP discutem ações de segurança pública

Na última terça-feira, dia 18, aconteceu na Cúria Diocesana uma reunião com o Padre Alércio de Carvalho, representando a Cúria, e o Secretário Municipal de Ordem Pública (SEMOP), Tenente-Coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa e o Subtenente Amauri. A pauta do encontro foi apresentar as necessidades da Igreja com relação à segurança pública e buscar possíveis soluções, sobretudo nas paróquias de grande movimento.

O cuidado pela segurança é uma ação que deve ser coletiva. Desta forma, o munícipio fornece e a Igreja passa as demandas necessárias, como pontuou o secretário Luiz Henrique. “A parte da segurança mais importante é aquela fornecida pelo município, que cuida do ambiente para que não se torne um chamariz para o crime. Por isso zelamos pelas podas de árvores, manutenção da iluminação púbica, calçadas desobstruídas, estacionamento irregular e vias públicas em bom estado, entre outras providências”, disse.

A reunião analisou a atual realidade e o aumento da criminalidade no munícipio. O crescimento da falta de segurança, com muitas luzes apagadas ou queimadas, têm deixado a população muito insegura para circular nas ruas à noite. “Nós temos observado, até a partir do encontro que temos como os moradores, que tem aumentado muito a violência na região do Aterrado, da Vila, ou seja, a violência tem crescido. Esta reunião foi justamente para fazer primeiro um ver da realidade, as pessoas estão muito inseguras, com medo de andar nas ruas pela noite. A questão de muitas luzes apagadas e queimadas, isso é até um pedido ao poder público nesse sentido, de melhorar a iluminação das ruas para a segurança das pessoas. E não só isso, ter um olhar social também, pois a criminalidade tem aumentado e tem a questão dos irmãos em situação de rua também”, explicou Padre Alércio.

A expectativa é investir na segurança para que os moradores se sintam seguros ao andar pelas ruas.