Seminário Propedêutico Sagrada Família participa de retiro espiritual

Dos dias 7 a 11 de março, os seminaristas propedeutas estiveram em retiro no Centro Diocesano de Pastoral, em Arrozal. Os pregadores foram o Padre Luís Claudio Santa Anna, diretor espiritual residente do Seminário Diocesano Santo Oscar Romero, e o Seminarista Daniel Cezar de Faria. O tema trabalhado foi a dimensão da "configuração", abordando temas como o silêncio, o retiro, a missão e Nossa Senhora.

Normalmente, no início de cada ano formativo, os seminaristas participam de momentos de retiro espiritual. Este ano, a data coincidiu com o período quaresmal, momento de profundo recolhimento e oração. Nessa perspectiva, o Padre Luís Cláudio explicou sobre a importância do silenciar. "É uma prioridade na vida de todo cristão, mas, de forma especial, na vida do seminarista e na vida do padre, que caminha também nesse silêncio, para reconhecer e perceber a voz de Deus, para poder depois falar, não só em nome de Deus, mas também para falar a experiência que teve com Deus”, disse.

A temática abordada nas pregações buscou fazer com que os jovens reflitam sua missão, a partir da configuração a Cristo. “A configuração, no nosso caso, vem do nosso próprio Batismo, onde somos configurados a Cristo, sacerdote, profeta e rei. Quanto mais alguém que se prepara para assumir o ministério ordenado, pois pelo sacramento da Ordem ele será configurado a Cristo Bom Pastor. Mas, como essa configuração, por meio do sacramento não é mágica, também é preciso um grande esforço para assumir em si aquele modo de ser que é próprio de Jesus”, explicou o Seminarista Daniel Cezar.

Para o Reitor, Padre Mayron José Alexandre, a semana foi uma pausa frutuosa para os seminaristas, que iniciaram há um mês sua trajetória no Propedêutico. “A caminhada do seminário, diante das inúmeras exigências e respostas a que os seminaristas são chamados, acaba correndo o risco de cair na rotina. Então, o retiro é um tempo de parada, de pausa restauradora, de ouvir mais a Deus e cada vez mais recordar essa atitude discipular do ouvir, para aprender do mestre e só então retornar as atividades para anuncia-LO. Ao longo de todo o processo de formação, desde o Propedêutico ao Seminário Maior, inclusive antes das ordenações, somos convidados a manter esses momentos de encontro e intimidade com Deus, por meio da oração, adoração, da presença mariana com o Santo Terço”, pontuou Padre Mayron.

Este foi o primeiro retiro dos propedeutas, que compartilharam ter vivido uma semana fundamental para a caminhada nos próximos meses, além de ter sido um momento de interiorizar, buscando a intimidade com Deus. “Dentro dessa perspectiva do tempo quaresmal, o tempo de recolhimento nos aproximou um pouco mais do Senhor, da configuração com o Senhor. Foi um tempo em que pudemos nos distanciar da rotina, de todo o barulho e inquietação que vivemos na vida cotidiana. Por mais que seja uma vida dentro do seminário, temos nossas atividades. Esse tempo de recolhimento foi muito bom, um tempo que nos fez refletir um pouco, um tempo que nos convida a viver o silêncio e a conversão”, concluiu o Seminarista Debson Matos.