Clero participa de atualização teológica- pastoral

Começou nesta terça-feira, dia 22, a formação teológico-pastoral do clero da Diocese, no Centro Pastoral Diocesano, em Arrozal. Estão participando do encontro: o Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, o Bispo emérito, Dom João Maria Messi, os padres da Diocese e das congregações religiosas, os diáconos permanentes e eleitos. O assessor é Dom José Francisco, Arcebispo da Arquidiocese de Niterói e Presidente do regional Leste 1.

Dom José abordou a temática da Igreja Sinodal no período pós-pandemia. “Procuramos, no primeiro momento, abordar a vida da Igreja sinodal neste tempo de pós-pandemia. Ainda estamos superando esse período e procuramos então ver algumas orientações e o que a pandemia trouxe de sinal de solidariedade, fraternidade. Um sinal para caminharmos numa forma diferente. Mas, ao mesmo tempo, nós procuramos olhar, num segundo momento, sobre a vida dos presbíteros na pandemia, como nós, como padres consagrados, enfrentamos essa vida dentro da pandemia, procurando ajudar o nosso povo a se animar na fé para viver esse momento”, explicou Dom José.

O Arcebispo completou que é importante abrir-se à graça para este momento que o mundo está caminhando de pós-pandemia. “Procurei pegar algumas ideias e orientações que foram apresentadas, para que nesse período possamos ser testemunhas da esperança, para que a gente possa ter um cuidado com os mais pobres, um cuidado com a Casa Comum, assim como nos pede o Papa Francisco e que possamos, acima de tudo, viver esse momento como um tempo de graça”, disse Dom José.

Dom Luiz Henrique compartilhou a importância de encontros como este para o clero, principalmente, no ano do Centenário diocesano. “O clero está se reunindo justamente para refletir e partilhar sobre os novos desafios após a pandemia. Assim esperamos que chegue ao fim. E também, para nos preparar e celebrar bem o Centenário da nossa Diocese, por isso a importância desse momento de encontro e partilha”, pontuou Dom Luiz.

A formação se encerra na quarta-feira, dia 23, após o almoço. Rezemos pelo clero da Diocese!