Padres e fiéis se reúnem para a Santa Missa do Crisma em Volta Redonda

Na manhã desta quinta-feira, dia 14, foi realizada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Volta Redonda, a Santa Missa do Crisma da Diocese de Barra do Piraí- Volta Redonda. A Celebração Litúrgica faz parte da liturgia da Semana Santa, que além de abençoar os óleos, que serão utilizados durante o ano nos batizados, nos enfermos e nos catecúmenos, também são renovadas as promessas presbiterais dos votos dos sacerdotes. Estiveram presentes nesta Santa Eucaristia, os Bispo eméritos, Dom João Maria Messi e Dom Francisco Biasin e os presbíteros da Diocese e congregações religiosas que estão no território diocesano.

Em sua homilia, o Bispo diocesano destacou a felicidade em poder celebrar novamente a Santa Missa do Crisma com a Igreja sem restrições e junto aos fiéis. “Depois de dois anos de restrições, com alegria aqui estamos, para participar desta missa do Crisma. Apresentando ao Senhor nossas súplicas para que, realmente, a Pandemia esteja arrefecendo e nossos irmãos protegidos com a vacina”, alegrou-se o Bispo.

A Santa Missa do Crisma e da Unidade vem justamente com o objetivo de unir toda a Igreja diocesana neste momento de interiorização da Semana Santa. “Com fé renovados na esperança somos chamados a responder o Senhor, claro que a nossa resposta, é uma resposta, que diante dessa realidade nunca será satisfatória para aqueles que não creem, mas é a resposta de inseridos no mundo, traduzir com a vida a solidariedade, o amor, o caminho do bem e da justiça. Aqui está Deus. Deus nos quer assim, com olhar solidário, fraterno, celebrar a vida preocupados com os irmãos, prestar culto a Deus a liturgia, levar a Crista lá fora, para o dia a dia. Podemos dizer então que a Missa do Crisma expressa, de forma eloquente e profunda, a comunhão diocesana em torno do bispo, pastor próprio, todo o presbitério e fiéis”, explicou Dom Luiz Henrique.

Para os sacerdotes, o Bispo diocesano partilhou sobre o servir com sabedoria, caridade e seguindo o que é pedido pelo Senhor. “A nossa missão sacerdotal é semear a fraternidade, realmente falar da justiça e da paz, promover e contribuir para que o mundo possa refletir esse caminho é o de destruição, este não é o caminho que o Senhor nos propôs, mas se nós, ministros do Senhor, pessoas de fé, entrarmos no ciclo vicioso do mundo, o que poderemos esperar do mundo? É a nossa responsabilidade e nossa missão”, pontuou. Ele ainda completou agradecendo aos padres pelo trabalho realizado. “Quero agradecer todos vocês, queridos padres, meus irmãos, que diante de dores e lutas que carregam não desistem, diante da luta que vocês não desistam, renovem a esperança e busquem servir de forma incansável e abnegada, colhendo dessa experiência de entrega e serviço, a realização e alegria que vem de Deus”.

Na tarde desta quinta-feira inicia-se o Tríduo Pascal, com a Santa Missa da Ceia do Senhor. Dom Luiz Henrique finalizou reforçando a importância de participar das celebrações litúrgicas da Semana Maior. “Para as coisas de Deus não podemos dar a desculpa do descanso, da viagem, procure informar-se onde estão acontecendo os eventos religiosos para uma boa participação na liturgia do Tríduo Pascal”, finalizou.

A programação da Semana Santa nas paróquias está disponível no site Diocese.